EXTENSÃO

Projeto “Vigilantes Sanitários” leva práticas educativas de segurança alimentar a alunos de escolas públicas

Grupo do curso de Alimentos percorreu escolas de Pau dos Ferros e Região do Alto Oeste

Publicada em 10/04/2019 Atualizada há 1 ano

Escola Estadual Tarcísio Maia, em Pau dos Ferros, foi uma das atendidas pelo projeto. Na foto, o aluno Thiago Leite, em uma das apresentações de palestras. Foto: Ryam Sousa.

Desde agosto de 2018, o Projeto de Extensão intitulado “Vigilantes Sanitários: práticas educativas de segurança alimentar com alunos de escolas públicas" vem realizando uma série de atividades educativas na área de alimentos a estudantes da rede pública de Pau dos Ferros e Região do Alto Oeste potiguar.

Sob coordenação da Professora do Curso Técnico em Alimentos, Drª Camila Freitas Bezerra, o projeto conta com a participação estudantes bolsistas e objetiva divulgar, em escolas públicas do Alto Oeste, medidas de controle higiênico-sanitárias em relação aos alimentos, manipuladores e ambientes em que estes alimentos são manipulados.

“A proposta é incentivar hábitos alimentares saudáveis, além de divulgar o papel do técnico em alimentos no mercado de trabalho”, complementa a Coordenadora.

Em fase de conclusão, as últimas ações do projeto foram desenvolvidas através de palestras, atendendo escolas públicas dos municípios de Pau dos Ferros e Alto Oeste potiguar:

MunicípioEscola
Frutuoso Gomes
Escola Estadual Ivonete Carlos
 Marcelino Vieira
Escola Estadual Desembargador Licurgo Nunes

Pau dos Ferros
Escola Estadual Dr. José Fernandes de Melo
Escola Estadual Tarcísio Maia
Escola Estadual 4 de Setembro
São Francisco do Oeste
Escola Estadual Professor Manoel herculano

Durante as atividades nas escolas os integrantes do projeto exploraram o conteúdo de forma dinâmica e, ao final das palestras, distribuíram questionários e panfletos com o intuito de fixar os conhecimentos socializados.

Além dos alunos das escolas contempladas aprenderem sobre segurança alimentar, os membros do projeto também aprendem e relatam a satisfação da experiência de fazer parte do "Vigilantes Sanitários": "Participar desse projeto foi bastante prazeroso, com ele eu pude abrir mão da timidez e nervosismo quando passei a apresentar em público. O interessante dessa experiência  foi a oportunidade de transferir e receber uma nova bagagem de conhecimento", comenta a estudante Taisa Vilene, uma das integrantes do projeto.

As palestras foram ministradas nas escolas, contando com a participação efetiva dos alunos bolsistas do projeto: Allan Damião dos Santos, Maria Sayonara de Almeida Batista, Taisa Vilene Pinto de Souza e Thiago Leite de Souza. O projeto ainda tem como integrante o Professor Dr. Emanuel Neto Alves de Oliveira, também do curso de Alimentos e Coordenador de Pesquisa e Inovação do Campus.