Você está aqui: Página Inicial / Campi / Pau dos Ferros / Notícias / Projeto “Vigilantes Sanitários” leva práticas educativas de segurança alimentar a alunos de escolas públicas
EXTENSÃO

10/04/2019 - Grupo do curso de Alimentos percorreu escolas de Pau dos Ferros e Região do Alto Oeste

Escola Estadual Tarcísio Maia, em Pau dos Ferros, foi uma das atendidas pelo projeto. Na foto, o aluno Thiago Leite, em uma das apresentações de palestras. Foto: Ryam Sousa.

Desde agosto de 2018, o Projeto de Extensão intitulado “Vigilantes Sanitários: práticas educativas de segurança alimentar com alunos de escolas públicas" vem realizando uma série de atividades educativas na área de alimentos a estudantes da rede pública de Pau dos Ferros e Região do Alto Oeste potiguar.

Sob coordenação da Professora do Curso Técnico em Alimentos, Drª Camila Freitas Bezerra, o projeto conta com a participação estudantes bolsistas e objetiva divulgar, em escolas públicas do Alto Oeste, medidas de controle higiênico-sanitárias em relação aos alimentos, manipuladores e ambientes em que estes alimentos são manipulados.

“A proposta é incentivar hábitos alimentares saudáveis, além de divulgar o papel do técnico em alimentos no mercado de trabalho”, complementa a Coordenadora.

Em fase de conclusão, as últimas ações do projeto foram desenvolvidas através de palestras, atendendo escolas públicas dos municípios de Pau dos Ferros e Alto Oeste potiguar:

Município Escola
Frutuoso Gomes
Escola Estadual Ivonete Carlos
 Marcelino Vieira
Escola Estadual Desembargador Licurgo Nunes

Pau dos Ferros
Escola Estadual Dr. José Fernandes de Melo
Escola Estadual Tarcísio Maia
Escola Estadual 4 de Setembro
São Francisco do Oeste
Escola Estadual Professor Manoel herculano

Durante as atividades nas escolas os integrantes do projeto exploraram o conteúdo de forma dinâmica e, ao final das palestras, distribuíram questionários e panfletos com o intuito de fixar os conhecimentos socializados.

Além dos alunos das escolas contempladas aprenderem sobre segurança alimentar, os membros do projeto também aprendem e relatam a satisfação da experiência de fazer parte do "Vigilantes Sanitários": "Participar desse projeto foi bastante prazeroso, com ele eu pude abrir mão da timidez e nervosismo quando passei a apresentar em público. O interessante dessa experiência  foi a oportunidade de transferir e receber uma nova bagagem de conhecimento", comenta a estudante Taisa Vilene, uma das integrantes do projeto.

As palestras foram ministradas nas escolas, contando com a participação efetiva dos alunos bolsistas do projeto: Allan Damião dos Santos, Maria Sayonara de Almeida Batista, Taisa Vilene Pinto de Souza e Thiago Leite de Souza. O projeto ainda tem como integrante o Professor Dr. Emanuel Neto Alves de Oliveira, também do curso de Alimentos e Coordenador de Pesquisa e Inovação do Campus.