Você está aqui: Página Inicial / Campi / Pau dos Ferros / Notícias / Pesquisadores propõem novo algoritmo para cálculo da correntropia em dados complexos
PESQUISA

05/12/2016 - Revista internacional publica artigo. Autores do IFRN, UFRN e Universidade da Flórida

Professores do IFRN, Aluísio Fontes (Campus Pau dos Ferros) e João Paulo Guimarães (Campus João Câmara).

Através de estudos entre pesquisadores do IFRN, da UFRN e da Universidade da Flórida (Estados Unidos), os Professores do IFRN, João Paulo Guimarães (Campus João Câmara) e Aluísio Igor (Campus Pau dos Ferros),  juntamente com colegas de pesquisa, conseguiram aceitação de seu artigo na Revista "IEEE Signal Processing Letters".

O artigo propõe uma nova medida de similaridade entre duas variáveis aleatórias complexas e integra atividades de pesquisa do doutorado do Prof. João Paulo Guimarães. Um novo algoritmo é proposto para calcular de forma recursiva a correntropia para dados complexos e está intitulado "Complex Correntropy: Probabilistic Interpretation and Application to Complex-Valued Data".

O trabalho foi desenvolvido através de parceria entre o IFRN, a UFRN e o Computational NeuroEngineering Lab (CNEL), da Universidade da Flórida, tendo como autores João Paulo Guimarães (IFRN), Aluísio Fontes (IFRN - Coordenador do Curso superior de TADS, do Campus Pau dos  Ferros), Joilson Rego (UFRN) e, como orientadores, Allan Martins (UFRN) e J.C. Principe (da Universidade da Flórida).

A revista está qualificada pela Capes como Qualis A1 em Engenharias IV, possui fator de impacto: 1.661, segundo a Thomson Reuters Journal Citation Reports 2016, consistindo uma tradicional e clássica revista focada em processamento digital de sinais.

Acesse:

ARTIGO:  Complex Correntropy: Probabilistic Interpretation and Application to Complex-Valued Data

Site da Revsita IEEE Signal Procesing Magazine