LICENCIATURA

Campus Pau dos Ferros realiza 1º Workshop de Ensino de Ciências

Evento acontece nos dias 10 e 11 de dezembro e traz convidado referência no tema "aprendizagem significativa"

Publicada em 23/11/2018 Atualizada há 1 ano

Identidade visual do evento desenvolvida por Francisco Marcilio de Carvalho França.

Com o temário: "Teoria, prática e reflexão na formação do profissional em educação", o Campus Pau dos Ferros do IFRN realizará a primeira edição do Workshop de Ensino de Ciências.

O evento objetiva socializar métodos, fundamentos, teorias e práticas que alicerçam os estudos e atuação na área de educação, tendo como caráter principal a formação de professores/pesquisadores, dando subsídio aos já atuantes, bem como auxiliando novos profissionais em seus passos iniciais.

O público-alvo é composto por alunos da Licenciatura Plena em Química e servidores do Campus, além dos alunos do Curso de Mestrado Acadêmico em Ensino (CMAE), através do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE), ofertado através de parceria entre o IFRN, a UERN e a Ufersa.

O evento será realizado no IFRN, em Pau dos Ferros, nos dias 10 e 11 de dezembro.

O O Workshop traz, a convite, o Professor Dr. Marco Antonio Moreira, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), uma referência quando o assunto é "aprendizagem significativa".  Marco Moreira ministrará a palestra de abertura intitulada: "Abandono da narrativa, ensino centrado no aluno e aprender a aprender criticamente", além de um minicurso.

A programação terá início às 14h da segunda-feira (10), entendendo-se até o dia 11 de dezembro.  Além de palestra, o evento ainda contará com grupo de discussão, mesa-redonda e minicurso. Confira o cronograma:

DATA/HORÁRIOATIVIDADETAREFALOCAL
10/12, às 14h
Cerimônia de AberturaProfessora Antonia Silva (Diretora Geral) e Amélia Cristina Reis e Silva (Diretora Acadêmica), ambas do Campus Pau dos Ferros do IFRN.
Auditório
10/12, às 14h20
Palestra de Abertura
Abandono da narrativa, ensino centrado no aluno e aprender a aprender criticamente, por Prof. Dr. Marco Antonio Moreira (UFRGS)
Auditório
10/12,
às 16h
Grupo de Discussão
Projetos integradores: a construção de competências por estudantes no Ensino Superior. Interlocutores: Prof. Dr. Ulysses Vieira da Silva Ferreira (IFRN) e Prof. Me. Caio Patrício de Souza Sena (IFRN)

Sala 113
10/12, às 19h30

Mesa-Redonda
Formação continuada centrada na escola: o trabalho docente a partir da reflexão teoria e prática, por:Prof. Dr. Marco Antonio Moreira (UFRGS) e docentes do PPGE (IFRN, UERN e Ufersa). Interlocutora: Profª. Drª. Ayla Márcia Cordeiro Bizerra (FIRN)
Sala de Práticas Corporais
11/12,

Minicurso*
Aprendizagem significativa, mapas conceituais e unidades de ensino potencialmente significativas, por Prof. Dr. Marco Antonio Moreira (UFRGS)
Sala 109

11/12, às 14h
Grupo de Discussão
Formação de professores e o estágio supervisionado. Interlocutoras: Prof[. Drª. Daniele Bezerra dos Santos (IFRN) e Profª. Me. Sheila Beatriz da Silva Fernandes (IFRN).

Sala 113

* O minicurso é destinado exclusivamente a professores do IFRN, professores e alunos do PPGE (IFRN, UERN e Ufersa).

As inscrições devem ser efetuadas via internet mediante preenchimento de formulário eletrônico. Os inscritos devem efetuar o credenciamento, que terá início na tarde do dia 10 de dezembro, no IFRN.  Acesse:

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO NO 1º WORKSHOP DE ENSINO DE CIÊNCIAS

O palestrante convidado
O Prof. Marco Antonio Moreira é Doutor em Ensino de Ciências (1977) pela Cornell University/USA. Foi professor do Instituto de Física da UFRGS de 1967 a 2012, quando se aposentou como Professor Titular. Em 2014 recebeu o Título de Professor Emérito. É professor colaborador da Universidade de Burgos/Espanha desde 1998. É pesquisador Sênior do CNPq desde 2015, na Área de Educação. Dedica-se também às teorias de aprendizagem, especialmente à da Aprendizagem Significativa. Além disso, atua em filosofia da ciência, metodologia da pesquisa em educação e metodologia do ensino superior. Já publicou 263 artigos em periódicos, 137 trabalhos completos em anais de congressos, 56 livros e 7 capítulos de livros. Orientou 54 dissertações de mestrado e 48 teses de doutorado, co-orientou 6 dissertações de mestrado e 8 teses de doutorado. É coordenador da Comissão de Pós-Graduação do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF/PROFIS) desde 2013.