ONHB 2017

Alunos do Campus conquistam medalhas de ouro, prata e bronze na Olimpíada Nacional em História do Brasil

Final aconteceu dias 19 e 20/8, em Campinas/SP

Publicada em 21/08/2017 Atualizada há 12 meses

Alunos finalistas na Unicamp, em SP, acompanhados dos professores de História, Lucas e Gabriel

Os que fazem o Campus Pau dos Ferros do IFRN comemoram, mais uma vez, o desempenho de nossos alunos na 9ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), cuja Fase Final foi realizada neste último final de semana (19 e 20 de agosto), em Campinas/SP.

Estimulados pelos professores de História do Campus,
Gabriel Pereira e Lucas Chnaiderman, aproximadamente 200 alunos do Campus Pau dos Ferros reuniram-se em equipes de 3 componentes e efetuaram inscrição na Olimpíada, que reuniu mais de 40.000 estudantes de todo o país.

Desde o 4 de maio, data de início da primeira fase, os estudantes enfrentaram um total de 5 etapas online. A sexta e última fase aconteceu na forma presencial, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em São Paulo, sendo constituída por questões e desafios diversos. Ao longo das etapas, era permitido que  os estudantes contassem com orientação dos professores de História.

Para a Fase Final, em Campinas, o Campus Pau dos Ferros contou com 21 alunos (7 equipes), que foram acompanhados dos professores. O desempenho foi um sucesso e os estudantes admiradores da História do Brasil conquistaram medalhas de ouro, prata e bronze, assim distribuídas:

EQUIPECOMPONENTES
MEDALHA
DoppelgangerLeidjane Alves, Estela Barreto e Alice BarretoOURO
TrinityKelvin Araujo, William Caetano e Paulo QueirozPRATA
Três é demais?
Camila Vitória, Aline Bessa e João Marcos de FontesBRONZE

Uma das alunas finalistas, Leidjane Alves, comemora o resultado: "O sentimento de gratidão é o que faz meu coração pulsar mais forte. Gratidão primeiramente aos meus professores maravilhosos que se empenham fortemente para que a Olimpíada possa acontecer no nosso Campus. Agradeço também ao IFRN, por proporcionar educação de qualidade aos jovens do Sertão nordestino", comenta a aluna, cuja equipe da qual faz parte, conquistou medalha de ouro.

A estudante ainda pontuou a importância dos novos conhecimentos adquiridos durante a experiência com a ONHB e o valor da bagagem que trazem na mente: "Aproveito o momento para enfatizar a importância do conhecimento construído a partir da Olimpíada e para ressaltar que a medalha é algo simbólico. A vitória é de todos e a bagagem cultural adquirida é o que faz a diferença para transformar a realidade", frisa a medalhista.

Os professores também comemoram e reconhecem o esforço de todos desde o início da Olimpíada. É um trabalho conjunto, que envolve e premia um coletivo todo", comenta o Prof. Lucas.

O Campus Pau dos Ferros parabeniza todos os alunos e demais servidores envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. O resultado da premiação nacional de medalhas pode ser consultado no site da ONHB. Do IFRN, alunos outros campi também conquistaram medalhas, cuja notícia deverá se veiculada em breve, no Portal principal da Instituição.

SOBRE A ONHB

A Olimpíada Nacional em História do Brasil é um projeto realizado pelo Departamento de História da Unicamp (Instituto de Filosofia e Ciências Humanas), contando com o apoio do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade. É realizada através de competição, que ocorre por equipes formadas por um professor de História da escola e mais três estudantes do Ensino Fundamental (8º e 9º anos) e Médio (todos os anos). É aberta para escolas públicas e particulares. Outras informações podem ser obtidas no site da ONHB.
Com informações do site da Olimpíada.

::: CONTEÚDO RELACIONADO:

14/08/2007: Alunos do Campus Pau dos Ferros têm 21 alunos na Fase Final da ONHB 2017.
22/06/2016:
Alunos do Campus Pau dos Ferros conquistam 1 medalha de prata, 2 de bronze e 8 de cristais na ONHB.