Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

INAUGURAÇÃO

Dilma inaugura três câmpus do IFRN e entrega certificados do Pronatec

Aluno do Câmpus Parnamirim é destaque no evento de entrega dos certificados do PRONATEC

Publicada em 02/10/2013 Atualizada há 1 ano

A inauguração de três novos IFRNS (Ceará-Mirim, Canguaretama e São Paulo do Potengi) aconteceu hoje pela manhã (02) no ginásio do Câmpus Ceará-Mirim, e contou com a participação de cerca de 3.000 alunos do PRONATEC- Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, que estiveram presentes para receberem os certificados de conclusão de curso. Esses novos câmpus integram a terceira fase de expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. “São 19 unidades de ensino, vinte e três mil alunos matriculados e dez mil vagas para o PRONATEC”, declarou o Reitor do IFRN, Belchior de Oliveira Rocha.

O Prefeito de Ceará-Mirim, Antônio Peixoto, falou do orgulho e do prazer de ter uma unidade do IFRN na cidade, ele que foi estudante da Escola Técnica, revelou que esse era um dia histórico. Depois do discurso do Prefeito, as autoridades presentes fizeram o descerramento das placas dos três novos câmpus e seguiram com a programação.

Um momento de destaque foi quando em nome de todos os alunos do PRONATEC, o estudante Marco Antônio Rodrigues, do Câmpus Parnamirim, da turma de Agentes de Projetos Sociais, discursou sobre a importância do projeto e do poder de transformação e foi ovacionado. “O PRONATEC tem atingido as expectativas, nos conduz e permite a inserção no mercado de trabalho, e gera em nós, cidadãos brasileiros, a possibilidade de avanço. Somos da geração PRONATEC. Orgulhamos-nos de fazer parte dessa história. O Pronatec continua abrindo portas, qualificando e ampliando nossos horizontes”. Emocionado e emocionando a todos, finalizou como em um grito de guerra: Somos “Pronatequianos”!

 Anunciada entre aplausos e gritos, a Presidente Dilma Roussef, iniciou seu discurso parabenizando o aluno Marco Antônio por suas palavras cheias de “coração e  razão”, e solicitando a cópia do discurso do mesmo para que fosse levado a Brasília. Ela ainda falou sobre a valorização do professor e seu papel fundamental como formador de opinião. “Queremos educação, temos que falar do papel do professor. Ele tem que ser mais qualificado e mais remunerado”. Para terminar, a presidenta Dilma, observou que os formandos do Pronatec devem buscar novos cursos e continuar sua capacitação. “Pronatec é uma oportunidade de trabalho e de se tornar uma pessoa empreendedora. Para crescermos, sermos uma nação desenvolvida, vamos precisar ter estudantes-trabalhadores, trabalhadores-estudantes.”

OS NOVOS CÂMPUS DO IFRN

Com as três novas unidades, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte chega a um número de 19 câmpus. Os prédios inaugurados possuem o mesmo projeto e contarão com uma ala principal onde estão as salas de aula, administrativas e a biblioteca, com mais de 4.000 m²; uma área de vivência com quase 900 m²; um prédio anexo com laboratórios, refeitórios e setor de saúde que ocupam mais de 2.500 m², além de auditório para 208 pessoas. Entre os laboratórios, há os de línguas, Química/Biologia, Física, Informática, além dos especializados. Os câmpus vão contar ainda com parque esportivo, que está em fase de acabamento.

Entre ofertas educacionais de cursos básicos de formação inicial e continuada de trabalhadores e do curso técnico de informática, que já começam a ser oferecidos este ano, inicialmente serão ofertados os cursos técnicos de programação de jogos digitais e de equipamentos biomédicos, em Ceará-Mirim, de edificações e meio ambiente, em São Paulo do Potengi; e de turismo e eletromecânica, em Canguaretama. As unidades atenderão a 1200 alunos cada.

Palavras-chave:
ensino
servidores

Notícias relacionadas