Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Sociologia

1ª Mostra de Projetos de Intervenção Social acontece nesta quarta-feira (9)

Atividade realizada com alunos do curso de Mecatrônica

Publicada em 07/11/2016 Atualizada há 12 meses

Acontece, nesta quarta-feira (9), no auditório do Campus Parnamirim, a I Mostra de Projetos de Intervenção Social. Esta exposição é resultante de um trabalho desenvolvido, pela professora Lúcia Costa, na disciplina de Sociologia III, com os alunos das turmas de 3º ano do curso técnico integrado de Mecatrônica, no final do semestre letivo 2016.1.

Segundo a professora Lúcia, a referida disciplina - que tem como conteúdo política, cidadania e participação - possibilitou que fosse direcionado para os alunos, como trabalho final, a elaboração de um projeto de intervenção social, que nascesse de um problema social identificado por cada grupo de alunos. Todos os projetos foram motivados por uma questão ética que justifica o desenvolvimento da proposta, sendo um projeto de intervenção que possa viabilizar mudanças num determinado contexto social. Ela explica que “os alunos deveriam desenvolver ideias que poderiam intervir no problema de forma prática, buscando uma contribuição para busca de soluções ou formas de amenizá-lo, utilizando um conjunto de conhecimentos técnicos, aliados a conteúdos relacionados à cidadania, sociologia e participação política”.

Lúcia ressalta ainda que, juntamente com o coordenador do Curso de Mecatrônica, professor Paulo Vitor Silva, foi possível identificar que os projetos elaborados para a Mostra poderão ser “embriões” para o desenvolvimento de projetos integradores neste semestre de 2016.2 ou se tornarem projetos de pesquisa ou de extensão.

A Mostra vai acontecer, no turno matutino, a partir das 9h, e vespertino, a partir das 13h, e conta com a participação de uma banca de professores das áreas técnicas para avaliar e dar sugestões para os projetos apresentados.

Este momento terá como público alvo professores, e alunos das turmas de 2º ano, do curso de Mecatrônica. Entretanto, toda a comunidade acadêmica está convidada a apreciar os trabalhos que foram produzidos.​

Palavras-chave:
ensino

Notícias relacionadas