Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

COMPETIÇÃO

Provas da primeira fase da Olimpíada de Biologia acontecem sexta (22)

Melhores vão representar o País em competição internacional na Hungria, em julho

Publicada em 15/03/2019 Atualizada há 1 ano

Provas serão aplicadas às 8h, na sala de audiovisual. Exame terá 30 testes de múltipla escolha

Na próxima sexta (22), os alunos do cursos técnicos integrados participam da primeira fase da Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB), cujas provas acontecem a partir das 8h, na sala de audiovisual. Contudo, para realizar o exame é necessário ter no máximo 19 anos até 1º de julho de 2019 e ter matrícula no curso até dezembro deste ano. 

A competição envolve duas fases: as duas primeiras, com provas objetivas nas escolas, vão definir os 15 primeiros colocados para a terceira etapa, que consiste em uma capacitação no Instituto Butantan, em São Paulo/SP. Dos classificados para essa fase, quatro vão receber credenciais para a Olimpíada Internacional de Biologia, que acontece de 14 a 21 de julho em Szeged, Hungria, e outros quatros serão inscritos na Olimpíada Ibero-Americana de Biologia (OIAB), a ser realizada neste ano em Cochabamba, Bolívia. 

Os melhores classificados vão poder fazer uma capacitação prática intensiva em biologia molecular, bioquímica, bioinformática, botânica e zoologia nos laboratórios do Butantan. Além disso, ao final da competição, os primeiros colocados receberão medalhas de ouro, prata e bronze, que serão entregues pela coordenação nacional da OBB em data e local a serem definidos.

Em 2018, os alunos brasileiros tiveram grande destaque ao conquistarem três medalhas de bronze e uma menção honrosa na competição internacional pelo melhor resultado das Américas, além de quatro medalhas de prata na ibero-americana.


Como se preparar?

De acordo com a professora de Biologia Liliane Gurgel, responsável no Campus por promover a Olimpíada e inscrever os alunos, as aulas abrangem o conteúdo abordado em competições internacionais, o currículo da disciplina no ensino médio, atualidades e desenvolvimento tecnológico. "Os candidatos serão submetidos a uma prova composta por trinta questões de múltipla escolha, abordando conteúdos como citologia, botânica, zoologia, genética e evolução, ecologia e noções de farmacologia", explicou.

Para ver todo o conteúdo programático da prova, clique aqui.

Consulte também o regulamento desta edição.