Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

EMPREENDEDORISMO E SUSTENTABILIDADE

Projeto do Câmpus é selecionado para exposição tecnológica em Brasília

O evento conta com os cinco melhores projetos escolhidos dentre os câmpus do Instituto Federal pelo Brasil.

Publicada em 22/05/2013 Atualizada há 1 ano

Alunos do Câmpus apresentam projeto inovador para produção de energia em exposição tecnológica

O Projeto GERASSOL (Gerador Sustentável Solar), desenvolvido por alunos do Câmpus, foi um dos cinco trabalhos selecionados no Brasil pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (SETEC/MEC) para o Encontro Nacional de Educação Empreendedora, que acontece de 27 a 29 de maio, em Brasília/DF. O objetivo da exposição é apresentar produtos e serviços inovadores de educação empreendedora, desenvolvidos por estudantes e professores da Rede Federal de Educação Profissional.

Composta por vinte alunos, a equipe do projeto será representada por Lucas Chiarelli, Darlla Torres, Tiago Santos e Emerson Freire (foto), alunos dos cursos de Informática, Eletrônica e Comércio, que viajam para a capital federal na madrugada do próximo domingo (26). Questionado sobre as expectativas para o evento, Tiago diz que vai aproveitar a oportunidade para mostrar o potencial do IFRN no que diz respeito à produção de energia no Rio Grande do Norte.  "A participação nesse encontro já representa o reconhecimento do trabalho desenvolvido por alunos, professores e técnicos administrativos do Câmpus, que alia o conhecimento técnico-científico à capacidade empreendedora que desde cedo é despertada em nós, na condição de alunos", disse emocionado.

O projeto consiste em um gerador sustentável de energia para carregar baterias de celular através de uma placa fotovoltaica, acoplada a uma mochila, e um regulador de tensão com saída USB. O produto foi pensado para ser usado em áreas onde não há energia elétrica, atendendo à necessidade de usuários em ambientes abertos, como estudantes, ciclistas, trilheiros e profissionais do turismo. O produto é sustentável e ecologicamente correto, pois utiliza os raios solares, fonte totalmente limpa e renovável. O trabalho contou com a orientação de Karla Angélica Dantas, Liviane Catarine Almeida, Givanaldo Rocha de Souza e Marjorie Ramos, professores das disciplinas de Marketing, Eletrônica, Sistemas de Informação e Geografia do Instituto. 

A ideia é fruto do Projeto Integrador do Câmpus, desenvolvido com alunos do 3° ano dos cursos técnicos integrados da Instituição, no intuito de apresentar à comunidade acadêmica e às autoridades gestoras do município projetos e protótipos como soluções inovadoras para os problemas de mobilidade urbana, segurança pública e sustentabilidade da cidade. Segundo Marjorie, além de estimular a criatividade e a inovação dos estudantes, "a ação permitiu criar uma ponte entre os conhecimentos teóricos e práticos das matérias e contribuiu para a visão crítica e integrada dos conteúdos e metodologias de disciplinas técnicas, Língua Portuguesa, Geografia, Sociologia, Biologia e Inglês dos cursos participantes".