Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

PESQUISA

Professor apresenta na Escócia artigo elaborado por alunos do Campus

Estudo analisa a eficiência de dois tipos de argila para o tratamento de águas com impurezas

Publicada em 24/05/2015 Atualizada há 1 ano

Roberto Lima apresenta no XV Congresso Mundial da Água artigo elaborado por ele e alunos dos cursos técnicos

O professor Roberto Lima apresenta nesta semana um artigo elaborado, sob sua orientação, pelos alunos Álex Santos, Paulo Douglas Santos, Rayane Medeiros e Vitor Greati, no XV Congresso Mundial da Água. O evento acontece de 25 a 29 de maio em Edinburgh, na Escócia. 

O artigo intitulado de "Eficiência de Argilas Modificadas no Abrandamento da Água", busca avaliar a eficiência de dois tipos de argila, a bentonita e a vermiculita, quando ativadas quimicamente para o abrandamento da água dura. 

"Na Região Nordeste, por exemplo, os poços se tornam fontes imprescindíveis à sobrevivência dos habitantes das localidades atingidas pelo fenômeno das secas. Entretanto, observamos que essa água contém componentes prejudiciais quando em concentrações muito elevadas. Dois deles são os íons cálcio (Ca2+) e magnésio (Mg2+), cujas quantidades somadas resultam em um parâmetro de qualidade da água, chamado dureza", explicou Roberto Lima.

Segundo o professor, os efeitos de uma dureza elevada da água se manifestam tanto na saúde dos consumidores, com o aumento do risco de doenças, como pedras nos rins, osteoporose, resistência à insulina e mau funcionamento do intestino, como em equipamentos industriais, incrustando tubulações de caldeiras, por exemplo.

"A correção desse parâmetro – ou abrandamento – é comumente realizada por meio de resinas de troca iônica, que apresentam custo fixo relativamente elevado. É necessária, portanto, a busca de materiais alternativos, de baixo custo e alta disponibilidade, capazes de realizar esse tipo de tratamento. E a natureza tem se mostrado rica em compostos detentores de propriedades permissivas à purificação da água, como as argilas que são nosso objeto de estudo", complementou o pesquisador.

 

O evento

O XV Congresso Mundial de água é organizado a cada três anos pela Associação Internacional de Pesquisas sobre a Água (IWRA, em inglês), organização educacional não governamental, sem fins lucrativos, que busca promover a interação entre saberes e disciplinas, aproximando profissionais, estudantes e pessoas preocupadas com o uso sustentável dos recursos hídricos do mundo.

A IWRA se propõe a melhorar e ampliar a compreensão das questões de água através da educação, da pesquisa e do intercâmbio de informações entre os países participantes.