Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

PESQUISA

Professor apresenta artigo científico em congresso internacional

Conferência da área de Gestão de Tecnologia foi realizada em São Paulo

Publicada em 26/05/2015 Atualizada há 1 ano

Pesquisa teve como base um modelo de negócio desenvolvido no exterior, adaptado para o modelo educacional brasileiro

O professor Paulo Duavy apresentou um artigo científico na 12ª Conferência Internacional sobre Sistemas de Informação e Gestão de Tecnologia (CONTECSI). O congresso, que é um dos principais de sua área no mundo, foi realizado de 20 a 22 de maio, em São Paulo/SP. 

''Verificamos que o uso de dispositivos móveis com acesso à internet pode representar uma ferramenta importante na consolidação de novos modelos de negócios digitais da educação superior brasileira'', explicou Duavy.

A pesquisa, resultado da dissertação de mestrado do professor, teve como base um modelo de negócio desenvolvido por pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, em inglês), adaptado para o ambiente educacional brasileiro e aplicado, em 2013, em duas universidades privadas brasileiras que atuam em todo território nacional. 

''A análise dos resultados permitiu constatar que essas Instituições estão no início da digitalização de seus modelos de negócios, antevendo ao longo da próxima década profundas mudanças na forma tradicional de conduzir a educação superior privada''.  

 

O Congresso

A CONTECSI visa reunir acadêmicos e profissionais envolvidos em questões de investigação e gestão para discutir, de forma interdisciplinar, os efeitos da Tecnologia da Informação, Sistemas de Informação e Ciência da Informação nas organizações e na sociedade, diante dos desafios na área de tecnologia.