CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Pesquisadores do Campus criam protótipo que reutiliza água da chuva

Criado com canos de PVC, o projeto chama atenção pelo baixo custo de produção

Publicada em 04/08/2014 Atualizada há 1 ano

O Scorpion capta água da chuva inicialmente contendo impurezas e corrige os parâmetros de qualidade do líquido

Pesquisadores do Campus já desenvolveram um protótipo para captar e filtrar a água da chuva. Criado com canos de PVC, o Scorpion - Sistema de Tratamento de Águas para Reuso, como foi nomeado pelos projetores, custa apenas R$ 25,00 para ser construído.

Segundo o professor e químico Roberto Lima, que desenvolveu o projeto com os alunos Álex Câmara, Rayane Lunara e Vitor Rodrigues, o sistema capta água pluvial inicialmente contendo impurezas e corrige os parâmetros de qualidade do líquido. O dispositivo contém argila modificada que atua no tratamento da água. Vale ressaltar que as águas das primeiras chuvas são descartadas.

O Scorpion possui uma coluna por onde desce a água da calha. O líquido fica concentrado em um reservatório e, em seguida, é distribuído por ramais, onde ficam os filtros, e é captado em um coletor. Em caso de destinação para consumo humano, a água deve passar por um processo de desinfecção.

“Em alguns aspectos, essa água pode ter melhor qualidade do que a captada nos mananciais, principalmente com relação à presença do nitrato proveniente do acúmulo de resíduos em fossas”, salienta Lima. Ele ainda acrescenta que os itens testados em laboratório, como pH e dureza, tiveram resultados semelhantes aos constatados na água potável comum. O protótipo (testado em laboratório) tem potencial para aplicação em sítios e pequenas comunidades. Para tratamento de grandes volumes de água, projetos específicos deverão ser desenvolvidos.

A primeira ideia que se tem ao pensar em aproveitamento da água da chuva é utilizá-la para atividades domésticas, como limpeza, mas não é bem assim. “Essa água tem qualidade e pode ser usada para diversos fins, como irrigação e consumo humano”, afirma o professor. Mas ele lembra: “Toda água para consumo humano tem que passar por desinfecção. Mesmo o local mais intocado pelo homem tem seus mananciais de água contaminados por coliformes”.

Os estudantes também comemoram a experiência adquirida com a pesquisa: "Aprendemos técnicas de laboratório que não são abordadas em sala de aula. Hoje compreendemos melhor o processo tratamento da água, os parâmetros que indicam a sua qualidade e, além disso, a participação em projetos de pesquisa estimula a nossa consciência ambiental.

O projeto desenvolvido no Campus será apresentado pelos alunos entre os dias 7 e 9 de agosto na Mostra Tecnológica do Instituto, em Pau dos Ferros. De lá, o projeto pode ser selecionado para mostras nacionais e internacionais. Para o professor, essa é uma oportunidade de repensar o manejo de água. “A gente tem no Brasil uma preocupação mínima com desperdício e reaproveitamento de água. O Scorpion tem uma facilidade: ele é acessível”.

Fonte: Tribuna do Norte (com adaptações).