INTERCÂMBIO
Jovens intercambistas do Campus comemoram rápida adaptação ao Brasil
Verônica (Itália) e Enzo (França) participaram da VII Semadec. Dupla chegou ao Instituto em agosto
Publicada em 08/09/2016 ― Atualizada em 30 de Março de 2023 às 04:10

A VII Semana Artística, Desportiva e Cultural do Campus que acabou no último sábado (3) contou, pela primeira vez, com a participação de estudantes estrangeiros. Enzo Strobino (Chartres, França) e Veronica Nalli (Ferrara, Itália) conquistaram juntos quatro medalhas na Semadec, no basquete e nas provas de natação, respectivamente.
Contudo, a presença dos jovens, ambos com 16 anos de idade, não se resume ao evento. No país desde o mês de agosto, eles chegaram à escola através de um convênio entre o IFRN e o AFS Intercultura Natal, para um intercâmbio cultural com duração de um ano.
"Nosso contato com o AFS Natal foi feito pelo ex-aluno Nicholas Oliveira, participante do Programa Jovens Embaixadores, que trouxe os representantes dessa organização internacional para apresentar aos alunos os benefícios da participação em um programa de intercâmbio e estimular o interesse dos servidores e da comunidade para receber estudantes de outros países", revelou o professor de Inglês Bruno Lima.
A dupla parece já estar bem adaptada aos costumes e à cultura local. "Escolhi o Brasil por ser um país bonito, de cultura rica, cujas pessoas são mais gentis e mais amigas. Quero aprender a ser brasileira", contou Veronica, que se matriculou no curso técnico em Eletrônica.
Para Enzo, hoje no curso técnico em Informática, a principal vantagem é poder aprender uma nova língua e fazer novos amigos: "Gosto do Brasil. É um país muito lindo, assim como o estilo de vida da sua gente", disse.
O AFS Intercultura Natal
O AFS é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, fundada em 1956. A ONG é membro do AFS Intercultural Programs, antigo American Field Service, cujos programas de intercâmbio ajudam a desenvolver a cidadania e oferecem aos participantes a oportunidade de imersão em outras culturas, crescimento pessoal, expansão de possibilidades no campo social e profissional, assim como aprendizado em outras línguas e costumes.
Para mais informações, acesse a página do AFS Natal no Facebook.
Quer saber como se candidatar a vagas de intercâmbio cultural em diversos países? Visite http://afs.org.br.