Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

PREMIAÇÃO

Projeto de Química do Campus é eleito um dos melhores do Brasil

Trio criou o LabStocker, sistema de gerenciamento de estoque para laboratórios de química

Publicada em 10/11/2014 Atualizada há 1 ano

Terceiro lugar na XV FEPROQUIM, Amanda, Álex e Bruno vão participar da próxima edição da Feira, em Goiânia/GO

Os alunos de Informática Álex Santos, Amanda Myris e Bruno Valniery conquistaram, na última sexta-feira (7), o terceiro lugar da XV Feira de Projetos de Química (FEPROQUIM), do 54º Congresso Brasileiro de Química (CBQ). O resultado, obtido no evento realizado em Natal/RN, credenciou o trio a participar da edição 2015 da Mostra, que acontece em Goiânia/GO.

O grupo está desenvolvendo um sistema de gerenciamento de estoque para laboratórios de química, o LabStocker. As funções do sistema incluem informações sobre materiais de maneira rápida, localização de reagentes em utilização, identificação de responsáveis, controle de entrada e saída, além de notificações sobre diversos status de estoque.

Com sua primeira versão para desktop desenvolvida na linguagem Java, está em andamento a implementação de arquitetura baseada em nuvem, o que permite a integração simultânea de diferentes interfaces e plataformas, incluindo web e dispositivos móveis. O trabalho recebe orientação dos professores Roberto Lima e Rebecca Betwel.

"Um dos grandes diferenciais da aplicação é a facilidade em que os dados poderão ser administrados, uma vez que o usuário poderá acessar o sistema de onde estiver, sendo necessário apenas um navegador de internet para a sua utilização. Além disso, perspectivas futuras incluem a portabilidade para interfaces em dispositivos móveis", explica Lima.

A participação no evento 'abriu os horizontes' da vida de Amanda: "Passamos a enxergar o nosso projeto com uma visão empreendedora. Além disso, ficamos felizes por estar entre os melhores do Brasil", explica a aluna. Se depender de Bruno, animado com o resultado na Feira, o LabStocker ainda vai dar muito o que falar: "Estamos ansiosos para continuar desenvolvendo o trabalho da melhor forma possível". 

 

Mais:

Para conhecer o LabStocker, clique aqui.

Acesse a página da XV FEPROQUIM.

 

Conteúdo relacionado:

05/11/2014 - Trio representa o Estado em feira do Congresso Brasileiro de Química