ESTÁGIOS E EGRESSOS

Alunos interagem com representantes de empresas durante feira de estágios

O evento serviu para criar um ambiente de aproximação entre estudantes e empresários

Publicada em 30/09/2013 Atualizada há 1 ano

Haniel, Swianne e Radryna comemoram a chance de entregar os currículos diretamente aos representantes das empresas

No último sábado (28), 41 pessoas, entre alunos e concludentes dos cursos técnicos em Comércio, Eletrônica, Informática e Manutenção e Suporte em Informática, representaram o IFRN na primeira feira de estágios do Rio Grande do Norte, a Estagiando RN, que aconteceu no Hotel Rifóles, na praia de Ponta Negra. Promovida pelo portal Estágios RN e pela Coach Jobs, a mostra tinha a proposta de apresentar dicas úteis para a carreira dos estudantes e criar um ambiente de aproximação entre eles e as empresas. Na mostra, que contou com palestras, mesas-redondas e talk shows, os participantes tiveram a oportunidade de interagir com outros estagiários e de se aproximar mais das empresas parceiras do evento.

De acordo com Tiago Santos, aluno do curso de Comércio e criador do portal Estágios RN, o estágio é a melhor oportunidade para se adquirir experiência em um ambiente de aprendizado e constante formação: "Várias dúvidas deixam os jovens angustiados antes de iniciar a prática profissional. 'Como conseguir o primeiro estágio?', 'onde procurar a minha primeira oportunidade?', 'o que colocar no currículo?' e 'como se portar na entrevista?' são algumas questões que nós ajudamos a responder", explica.

A jornalista Érika Zuza também esteve presente e conversou durante quase uma hora com os jovens. Na oportunidade, ela fez questão de elogiar a iniciativa: "Na minha opinião, a Feira Estagiando RN pode ser considerada um marco em termos de eventos voltados para estudantes universitários e de ensino técnico em nossa cidade. Até então eu não havia visto nenhuma iniciativa no Estado que proporcionasse aos estudantes interessados em ingressar no mercado de trabalho um dia inteiro com orientações de profissionais, trocas de experiências e a chance de interagir com empresas parceiras do evento", comenta. Ainda segundo ela, o fato de a mostra ter sido organizada e coordenada por estudantes só comprova a competência de pessoas que são criativas e têm atitude: "As habilidades que essa juventude mostrou são essenciais em qualquer profissão e também são um exemplo para o mercado", conclui.

Para a aluna de Comércio Radryna Alves, a Estagiando RN renovou as suas expectativas com relação ao seu futuro profissional: "Ouvir a história de sucesso contada por grandes empreendedores que arriscaram tudo para realizar os seus sonhos me motivou bastante. Como disse o César [dos Santos, fundador da empresa Telepesquisa], 'para ter sucesso não é necessário ter dinheiro, mas ter atitude'", diz entusiasmada.

O estudante Pedro Cadó também compartilha da motivação da colega de curso e dá uma dica: "O segredo é sair da zona de conforto, trabalhar o potencial que cada um tem e despertar o espírito empreendedor". De acordo com o jovem, saber que os organizadores do evento em sua maioria fazem parte do seu círculo de amizades não o deixa só orgulhoso, mas também motivado.

Satisfeito como os alunos, o Coordenador de Estágios e Egressos do Câmpus Adriano Dantas não conseguia conter a alegria de conduzir os alunos durante a atividade e apresentá-los aos representantes das organizações: "Ajudar a construir os sonhos desses vários estudantes não têm preço. Já estive na mesma situação e sei da importância que essas ações têm para mudar a história pessoal e profissional de cada um", explica. E não poupa palavras para agradecer o apoio recebido: "Agradecemos à coordenações de Extensão e Comunicação Social, na pessoa de seus coordenadores, por todo o suporte antes e durante a iniciativa. Os alunos também estão de parabéns pela dedicação e torço para que eles atinham os seus objetivos".

Já à noite, antes do encerramento da feira, os participantes se divertiram bastante com a apresentação do artista potiguar Aílton Gonçalves e participaram de sorteio de brindes.

Para ver as fotos do evento, clique aqui.

Conteúdo relacionado:

29/09/2013 - Dupla ajuda pessoas a conseguir emprego e dá lição de empreendedorismo