Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Alunos e professores participam do maior evento científico do IFRN

Secitex começa na quarta, com exposição de 624 trabalhos e 1.906 participantes inscritos

Publicada em 19/11/2015 Atualizada há 1 ano

Cerimônia de abertura contou com o relato de sucesso dos autores do projeto Crab, desenvolvido no Campus

Alunos e professores do Campus Natal-Zona Norte participam, a partir de hoje (18), da Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão do IFRN (Secitex), o maior evento científico e cultural da Instituição, que acontece no Campus Santa Cruz até sábado (21). 

Todos os inscritos têm a participação garantida, mas, para receber o kit Secitex 2015, precisam doar um livro de literatura. O kit é composto por bolsa, camiseta, bloco e caneta. Os livros doados serão distribuídos para a Casa de Cultura de Santa Cruz e escolas públicas da cidade.

No total, haverá a exposição de 624 trabalhos em cinco eventos paralelos: o XI Congresso de Iniciação Científica do IFRN (Congic); a III Mostra Tecnológica; o III Simpósio de Extensão; a V Exposição Científica, Tecnológica e Cultural do Campus Santa Cruz (Expotec) e a I Olimpíada de Robótica do IFRN. Durante o evento, acontece também o Encontro de Professores de Informática do Instituto, além de apresentações culturais, minicursos e palestras.

Serão realizados ainda 23 minicursos de diversas áreas científicas. Entre eles, "Desenvolvimento de aplicativos móveis utilizando Android"; "Técnicas de planejamento e organização de eventos"; "Presença do Negro na Literatura Potiguar"; e "Tecnologia educacional e formação docente", destinados a públicos de interesse variado. 

A Secitex conta com 23 atividades culturais, com destaque para o show de abertura Eternamente Nordeste, na cerimônia de abertura, realizado por um grupo de professores de diversos campi do Instituto. No repertório, músicas de grandes compositores e intérpretes nordestinos, como Zé Ramalho, Belchior, Alceu Valença entre outros. O show acontece logo após a apresentação do projeto Crab, desenvolvido por alunos do Campus Natal-Zona Norte e premiado no quadro Jovens Inventores, do Caldeirão do Huck. A solenidade de abertura começa às 19h, no ginásio de esportes do Campus Santa Cruz. 

Na quinta-feira (19), será promovido o Encontro de Corais no Teatro Municipal Candinha Bezerra, com as apresentações do Coral Vozes (Lajes Pintadas-RN), Encantus do Sal (Campus Macau), De Todos os Cantos (Campus Currais Novos) e Coral Lourdes Guilherme (Campus Natal-Central), que neste ano comemorou os seus 40 anos de existência. No dia 20 de novembro, cinco grupos dos campi Nova Cruz, Macau, São Paulo do Potengi e João Câmara se apresentam na Vila de Todos, uma das praças mais movimentadas da cidade. Os dias 19 e 20 receberão ainda apresentações culturais no centro de convivência e no auditório da Escola. 

A Secitex termina no dia 21 de novembro, com a premiação dos trabalhos mais bem avaliados e a apresentação da Banda de Metais do Campus Natal-Central. Serão entregues medalhas aos 1º, 2º e 3º lugares do Congic, do Simpósio de Extensão, da Expotec do Campus Santa Cruz e da Olimpíada de Robótica. Na Mostra Tecnológica, as equipes classificadas até a quarta colocação no nível médio-técnico serão credenciadas para a Feira Brasileira de Ciência e Tecnologia (Febrace), que acontece todos os anos na Universidade de São Paulo (USP), em São Paulo-SP, e para a Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia (Mostratec), realizada pela Fundação Liberato, em Novo Hamburgo-RS. Serão duas equipes credenciadas para a Febrace e outras duas para a Mostratec.

Para ver os trabalhos do Campus inscritos, clique aqui.