ENSINO

Alunos de Licenciatura em Informática levam aprendizado a escolas públicas da Zona Norte

Os futuros professores vivenciam a prática de sala de aula ao desenvolver atividades didático-pedagógicas

Publicada em 21/03/2013 Atualizada há 12 meses

Desde agosto de 2012 o PIBID de Informática tem contribuído com a melhoria da qualidade no ensino de escolas públicas da região

Com a proposta de desenvolver ações que favoreçam avanços na prática da formação de professores do Curso de Licenciatura em Informática do Câmpus e melhorar a qualidade do ensino das escolas públicas do entorno do Instituto, doze alunos, participantes do Programa de Iniciação à Docência (PIBID), desenvolvem cursos gratuitos de introdução à microinformática nas escolas estaduais Walter Duarte Pereira e Profª. Ana Júlia de Carvalho Mousinho. Essas instituições foram escolhidas para a atuação dos alunos, dentre outras da região, por conta da proximidade do Câmpus e de apresentarem melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

Segundo a coordenadora do PIBID no Câmpus, Pauleany Simões, a atuação dos alunos no programa lhes permite experimentar o conhecimento em suas várias possibilidades: “Esse processo ajuda a tornar cada licenciando um pesquisador de sua própria prática, sobre a qual podem desenvolver um olhar crítico. Isso, sem dúvida, promove uma intensa reflexão sobre a prática docente no âmbito das escolas públicas, bem como lhes permite articular ensino, pesquisa e extensão em suas atividades acadêmicas", conclui.

O PIBID, iniciativa que visa ao aperfeiçoamento e à valorização da formação de professores para a educação básica, é um programa que concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência, desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino. Os projetos devem promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um professor da licenciatura e de um professor da escola.