Aluno disputa campeonato nacional de luta olímpica

Competição acontece neste sábado (28), na cidade do Rio de Janeiro/RJ

Publicada em 26/02/2015 Atualizada há 1 ano

"Eu não estava bem, pensando, inclusive, em desistir. Mas alguns professores me ajudaram", revela Marcus

O aluno de Eletrônica Marcus Cavalcante embarcou para o Rio de Janeiro, na madrugada de hoje (26), para a disputa do Campeonato Brasileiro Júnior de Luta Olímpica no estilo Greco-Romano, que será realizado no sábado (28).

Nas últimas semanas, o maior desafio foi conciliar as rotinas de estudos e treinos: "Passava de três a quatro horas por dia na academia, quatro vezes por semana", explica.

A falta de um patrocinador para cobrir custos específicos da viagem chegaram a preocupar o atleta. Entretanto, ele não imaginava que do Campus viria a solução do problema: "Eu não estava bem, pensando, inclusive, em desistir. Mas alguns professores me ajudaram e hoje tenho condições de representar bem o Estado e, sobretudo, o IFRN na competição".

E a ajuda de última hora motivou o rapaz, que prometeu empenho para fazer bonito no torneio: "Essa competição sempre conta com gente de qualidade. Vou fazer de tudo para vencer. Se não der na técnica, vou na força e na garra para conquistar meu objetivo".

O esporte

A luta greco-romana moderna foi desenvolvida na França no início do século XIX, como parte do treinamento dos soldados de Napoleón Bonaparte. Hoje, a luta é mais um esporte que uma arte marcial, que segue um estilo rigidamente centrado na parte superior do corpo, em que o competidor pode usar somente os membros superiores para atacar o oponente acima da cintura. O objetivo é imobilizar os dois ombros de um adversário até a rendição.

A modalidade no país fica sob responsabilidade da Confederação Brasileira de Lutas Associadas (CBLA) e estará presente nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.