EMPREENDEDORISMO

Aluno do Campus cria página em rede social e dá lição de empreendedorismo

"Mustache" é atualmente a página potiguar com maior número de seguidores no Facebook

Publicada em 25/06/2014 Atualizada há 12 meses

Jadson (centro) comemora com Gabriel e Daiane, colegas de curso, o sucesso da Mustache

O aluno do curso técnico em Informática Jadson Medeiros é exemplo de um jovem empreendedor. Aliando dedicação e criatividade, ele criou no Facebook, em 2012, a página potiguar com maior número de usuários seguindo as suas publicações: a Mustache.

Superando a marca de 1 milhão de “curtidas”, com seguidores de todo o país, a página surgiu de algo inusitado. Em entrevista ao portal da Agência de Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (AGECOM), Jadson conta que pensou em elaborar um portfólio pessoal, onde pudesse postar seus trabalhos como webdesigner e atualidades, como notícias e tirinhas de humor. “Comecei a procurar um nome para o meu portfólio. Foi algo muito difícil, porque eu não tinha noção do que queria e o que realmente faria”, relembra.

O nome da página surgiu quando o estudante viu no Facebook a foto de uma pessoa usando caneca com a imagem de um mustache (bigode, em inglês): “Naquele momento, pesquisei sobre a palavra e gostei da ideia do bigode. Seria um nome novo. Ninguém tinha algo parecido”.

A idealização do projeto começou no Twitter, em 2009, quando Jadson elaborava trabalhos de webdesign, produzindo backgrounds (BGs) para pessoas famosas. “Naquela época me descobri como designer. Sofri muito no início. Mexer nos programas não requer apenas conhecimento do software, você tem que ter paciência e criatividade”, lembra.

Ele afirma que inicialmente produzir BGs era algo divertido: as pessoas lhe pagavam apenas com indicações de seguidores no Twitter. Com o tempo, o aluno aprimorou seus conhecimentos na utilização de programas para produção de conteúdo. “Embora estivesse cansado de trabalhar para os outros sem ganhar nada em troca, vi o lado pedagógico do trabalho e usei a oportunidade pra crescer”, revela.

Com o tempo, o jovem direcionou o foco de suas produções para o Facebook. “Notei que algumas fan pages tinham um crescimento estrondoso. Quando percebi que trabalhar na nova rede agregaria valor a meu portfólio, mantive o foco na produção de conteúdo para a página, abordando principalmente o lado humorístico”.

Quanto ao êxito da Mustache, Jadson atribui a duas coisas essenciais: trabalho contínuo e foco publicitário. “No começo, eu não tinha noção do que queria nem do quanto ia crescer. Quando criei a página minha meta era de 100 mil likes (curtidas), que atingi em 4 meses. Hoje temos mais de 1,2 milhões de curtidas. Somos a maior página do Rio Grande do Norte com alcance nacional e tudo isso foi graças às pessoas que a curtem”, enfatiza.

A equipe que trabalha com Jadson Medeiros no gerenciamento e produção de conteúdo para a página é composta por três pessoas. Gabriel Damazio, que elabora os vídeos, e Daiane Cardoso e Leonardo Araújo.

Para conhecer a Mustache, clique aqui.