Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

PESQUISA

Alunas de Comércio representam o Brasil em mostra internacional

Feira científica acontece de hoje até sábado (26) em Encarnación, no Paraguai

Publicada em 23/08/2017 Atualizada há 1 ano

Jovens desenvolveram um projeto que busca determinar o teor de nitrato nas águas que abastecem a Zona Norte de Natal

A comitiva formada por Joyce Silva, Luana Monte e Maria Alice Pereira, do curso técnico em Comércio, está representando o Brasil na Feria de Ciencias y Tecnología (Fecitec), que acontece de hoje até sábado (26) no Colégio Bilingüe Girasoles, em Encarnación, no Paraguai.

O trio, sob orientação do professor Olímpio Silva, desenvolveu um projeto que busca determinar o teor de nitrato nas águas que abastecem a Zona Norte de Natal, caracterizar o consumo e o armazenamento da água nas residências e, através da aplicação de questionários, confrontar dados obtidos na pesquisa com informações do abastecedor.

Segundo Olímpio, essa substância, presente principalmente nas reservas hídricas da região estudada, é um indicativo de possíveis condições insatisfatórias sanitárias e de higiene, que podem causar doenças e até câncer. "Os bairros de Lagoa Azul, Pajuçara e parte de Potengi apresentaram índices elevados do nitrato nas análises realizadas, ainda que os consumidores acreditem que a água é de boa qualidade", revelou.

Para o professor, a pesquisa é muito relevante, pois, além de apresentar os valores da substância para a Zona Norte e seus bairros, confronta os dados de consumo de água e esgoto com a rede de esgotos disponível nessas localidades e traça o perfil do consumidor. "Isso mostra que a contaminação por nitrato é um problema não somente por negligência no fornecimento de água por parte da empresa responsável, mas principalmente pela estrutura de saneamento insuficiente no município e falta de atenção dos consumidores aos níveis informados pelos abastecedores", explicou.

A Mostra

A Fecitec Girasoles é uma feira aberta ao público que reúne estudantes pesquisadores de instituições educacionais da cidade de Encarnación e de todo o Paraguai, criando um ambiente interdisciplinar e de confraternização em torno de diversas ciências. O evento, que conta com a exposição de projetos de pesquisa, recebe, desde 2015, trabalhos internacionais oriundos de países como Brasil, México, Peru e Turquia, produzidos por jovens de 11 a 17 anos do que equivale, no Brasil, ao Ensino Médio.

Neste ano, foram contempladas as áreas de Ciências Sociais e do Comportamento; Ciências Básicas; Ciências Ambientais e Tecnologia; Ciências Exatas; Medicina, Saúde e Segurança no Trabalho; e Engenharia.