Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

GerAção Solidária

Seminário reúne mulheres e jovens da Economia Solidária do Estado

Abertura acontece no Campus Natal-Central do IFRN

Publicada em 11/05/2017 Atualizada há 1 ano

Representantes de 30 Empreendimentos de Economia Solidária do Rio Grande do Norte (EEs) vão participar, nos próximos dias 16 e 17 de maio, terça e quarta-feira, do seminário "Mulheres e Jovens, Cirandando na Economia Solidária". A atividade é promovida pelo núcleo-Natal do projeto GerAção Solidária e será realizada no mini-auditório do Campus Natal-Central do IFRN e na Central de Comercialização de Agricultura Familiar e Economia Solidária (CECAFES).

Segundo Teresa Freire, uma das coordenadoras do GerAção Solidária em Natal, "o seminário vai consolidar uma etapa importante do trabalho desenvolvido que é o diagnóstico. Após essa fase, iniciaremos, de forma colaborativa e participativa, a construção do plano de ação que irá potencializar a atuação dos empreendimentos em áreas como produção, comercialização e comunicação. Esse processo será conduzido através da metodologia do carrossel, em que os participantes trocam vivências e experiências".

A expectativa dos organizadores é que mais de 100 pessoas, de 17 municípios do RN, participem direta e indiretamente do evento que contará com a presença de representantes do Ministério do Trabalho, Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN (Funcern) e dos movimentos sociais parceiros, como a Marcha Mundial de Mulheres, a Bandeira LilásRede Xique XiqueCentro Feminista 8 de Março (CF8) e a AACC.

Para Maria Soares, que conduz a diálogo do GerAção Solidária com o IFRN em Natal, esse Seminário faz ponte entre os diversos atores da ECOSOL no âmbito nacional, estadual e local, nas esferas institucional e social, desde o poder público, que concebe e elabora a política, até o produtor e consumidor direto, que vive a realidade desse tipo de atividade na prática.

SERVIÇO
- Seminário "Mulheres e Jovens, Cirandando na Economia Solidária"
- 16 e 17 de Maio
- IFRN Natal-Central (Salgado Filho) e CECAFES

 Outras informações por meio do telefone: 4005-9999.

Sobre economia solidária

A economia solidária é um modo específico de organização de atividades econômicas. Ela se caracteriza pela autogestão, ou seja, pela autonomia de cada unidade ou empreendimento, e pela igualdade entre os seus membros.

Algumas características contribuem para o desenvolvimento de uma economia solidária, visto que, desemprego, desigualdade e exploração são atributos inexistentes dentro de um contexto solidário, ou seja, todas as partes se desenvolvem positivamente nesse modelo. Essa filosofia estrutural promove uma relação inversa ao capitalismo, pois o caráter humano e a união prevalecem perante outras virtudes, porém, não excluindo o objetivo financeiro inicial estipulado pelo capital. 

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Economia_solidária

Programação do evento

Palavras-chave:
extensao

Notícias relacionadas