COMEMORAÇÃO

Quando entrar setembro...

Campus comemora os 105 anos do IF com vasta programação

Publicada em 03/09/2014 Atualizada há 1 ano

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte completa 105 anos, no próximo dia 23 de setembro, com uma família em franca ascendência. Dos campi distribuídos no Estado, a mobilização em torno das comemorações de mais um aniversário já começou. Não podia ser diferente no Campus Natal Central, que em razão dessa data especial, se preparou para participar da festa anunciando seu calendário de atividades alusivas aos 105 anos do IFRN.

A programação conta com atividades para os gostos mais variados. Começando com o estímulo ao exercício da cidadania: no período de 1 a 5 de setembro estão abertas as votações do Plebiscito para reforma política no Brasil. Toda a comunidade está convidada a exercer seu papel, podendo participar com seu voto nas diversas urnas distribuídas nas “Rosquinhas”, nos blocos B e C ou em urnas volantes. O processo é gerenciado por uma comissão de alunos, formada para esse fim.

E como nem só de pão se alimenta o espírito, o campus também recebeu em seu auditório, ontem (2), um ensaio aberto da Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte. Já no campo de futebol encontra-se instalado o espetáculo circense Palhaçaria no Nordeste, entre os dias 2 e 5, com sessões de 9h e 15h, para alunos e comunidade interna, e às 18h para a comunidade em geral. A entrada é franca.

E não poderia faltar arte, esporte e cultura nessa programação. Pensando nisso, o Núcleo de Arte promove entre os dias 15 e 19, mais uma Mostra de Teatro do Campus Natal Central. A Mostra integra a disciplina de Arte dos Cursos Técnicos Integrados, sob a orientação das professoras Elane Simões e Marinalva Moura e tem por objetivo proporcionar aos alunos conhecimento específico nas artes cênicas, seja na atuação, direção, sonoplastia ou iluminação de espetáculos. Já no que se refere ao esporte, a Instituição receberá os Jogos Brasileiros dos Institutos Federais – JIF’S, no período de 19 a 23 de setembro. O evento esportivo contará com a participação de 38 delegações oriundas de todas as regiões do Brasil, totalizando 1150 atletas e 150 professores, dos diversos Institutos Federais de todo o Brasil. Do IFRN, participarão 180 atletas, nas mais diversas modalidades esportivas.

E como “quem canta seus males espanta”, no dia 22, o Auditório Pedro Silveira e Sá Leitão abre suas portas para a boa música. O Atmadas, grupo musical, que combina sonoridade de várias partes do mundo, se apresenta às 19h30min. O grupo surgiu em 2010 e é formado por Carlinhos Zens (flauta, sax e didjeridoo), Alexandre Atmarama (sitar e violão), Silvia Sol (voz), João Paulo Gurgel (voz e guitarra), Cássio Luiz (violão), Nitaychand (teclados), Jonh Fidja e Dudu Campos (percussão). O evento é aberto para toda a comunidade interna e externa. A entrada será 1 (um) quilo de alimento não perecível (arroz, feijão, flocos de milho, farinha de mandioca, leite em pó, café, macarrão, açúcar, farinha de trigo ou biscoito), que deverá ser doado a um abrigo de idosos, a ser definido e divulgado, posteriormente.

E, para fechar com chave de ouro as atividades comemorativas, “abra suas asas, solte suas feras, caia na gandaia” e entre nessa festa. A partir das 18h, a Vivemos Cia de Dança encerra as festividades com uma apresentação que mescla danças contemporânea e popular, no auditório. O grupo, dirigido por Bruno Fernandes, trabalha há dois anos e é formado por onze bailarinos, alunos do curso de Licenciatura em Dança, da UFRN.

Programação:

Festa do Ex-Aluno

Clube da Petrobras

A partir das 12h

Camisa à venda na ASIF, Lampadinha da BR 101 e Alecrim e no Bar do Coelho, na Cidade Alta

Apresentação do grupo musical Atmadas

19h30min – Entrada 1 (um) quilo de alimento não perecível