Literatura

Declamações dos alunos seguem até sexta-feira,16/08

Publicada em 12/08/2019 Atualizada há 1 ano

Foto: Romana Alves Xavier

Nessa segunda-feira, 12/08, as “Rosquinhas” do Campus Natal-Central estava diferente. No palco, em vez de banda, poesia em forma de cordel. Com temas que iam da comédia ao romance, o campus foi tomado pelo projeto “Cordel no Campus”. E assim, os alunos se vestiram de literatura, deixando que a cultura fosse a melhor lição.

O projeto de cordel é coordenado pelo professor de literatura Milson Santos, da Diretoria Acadêmica de Ciências (DIAC). O evento, que teve a declamação de cordéis produzidos pelos alunos, é resultado de um trabalho de anos anteriores, nos quais os estudantes inicialmente conhecem o gênero literário e obras de outros autores.

De acordo com o professor de literatura, “o projeto é de suma importância, porque associa gênero e texto. Apresentamos cordéis de outros autores, conhecemos a Casa do Cordel e desenvolvemos o hábito de escrever e de conseguir produzir com o gênero. Nesse trabalho, estudamos rima, métrica, estrofe e comparamos com o soneto, haicai, epopeia, entre outros”.

Após a fase de estudo sobre o gênero, os alunos passam a produzir seus próprios cordéis, com os mais variados temas. Na manhã de hoje foram declamados temas como “A peleja do corno com o solteiro”, “O Espaço Vazio”, “A peleja do gato com o cachorro”, “A corrupção”, “Mais amor e menos ódio”, “A peleja da vegana com o carnívoro”, “Perdida no mar da vida”, “ O mundo de gelo e fogo”, “Ser mãe é antes de tudo ser forte”, “O forrozinho de todos nós”, entre outros.

O público presente, além de ouvir as declamações, pode comprar os cordéis que estão expostos pelo custo de dois reais. O projeto segue até sexta-feira, 16/08, com declamação das obras produzidas pelos alunos.