Mulheres Mil inicia cursos com novas turmas

Programa oferece elevação da escolaridade e qualificação profissional

Publicada em 19/11/2013 Atualizada há 1 ano

Foto: Valmir Lucena

A Diretoria de Extensão do Campus Natal Central do IFRN recebeu na tarde desta terça, 19 de novembro, as alunas das novas turmas do Programa Mulheres Mil, financiado pelo governo federal com o objetivo de oferecer oportunidade de elevação da escolaridade e qualificação profissional.

O Campus capacitará 100 mulheres, ao longo de seis meses, no turno vespertino, nos cursos de Auxiliar Administrativo, Cuidador de Idoso e Produção de Produtos Naturais e Fitoterápicos. Julita Maria Cardoso, 56 anos, é uma das alunas novatas, que se matriculou no curso de cuidador de idosos pensando na própria mãe, de 87 anos, e numa irmã, de 63, que estão requerendo mais atenção por parte dela. “Minha mãe não está mais escutando muito bem e já não quer mais sair de casa”, relata.

A aula inaugural foi ministrada pela profa. Olívia Neta (DIAC), que fez uma palestra sobre a relação entre a história de vida pessoal, as práticas socioculturais e o lugar das pessoas no mundo. “É importante pensar que a nossa história não está dada, nossa trajetória se faz no percurso, e, por isso, ela pode ser transformada. É por isso que vocês estão aqui”.

Estiveram presentes à solenidade a pró-reitora de Extensão do IFRN, profa. Régia Lúcia Lopes, os diretores de ensino e extensão do CNAT, Tânia Costa e Luís Antônio Soares, a profa. Leci Reis, da DIAREN, e o coordenador do Programa Mulheres Mil neste Campus, João Victor de Menezes Domingos.

Participaram, ainda, como parceiros do Programa, o assessor de convênio da Ong Fitovida, Leandro Ícaro Dantas, e o juiz Andreo Marques, representante do Programa Novos Rumos na Execução Penal, coordenado pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, que atua com egressos do sistema prisional.

extensao