Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

CODE GIRL

Meninas do Code Girl palestram na Campus Party Brasil

Atividade aconteceu ontem (28), com o objetivo de estimular a participação feminina no mercado de TI Meninas do Code Girl palestram na Campus Party Brasil

Publicada em 29/01/2016 Atualizada há 1 ano

Cláudia Ribeiro e Suzyanne Oliveira, palestrantes da Campus Party BR

Um projeto iniciado no Campus Natal-Central do IFRN ganha cada vez mais proporção nacional. É o Code Girl, coordenado pela professora Cláudia Ribeiro. Ontem (28), ela e a graduada em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo IFRN Suzyanne Oliveira ministraram a palestra "Code Firl - estimulando a participação feminina no mercado de TI" na Campus Party Brasil, um dos maiores eventos da área de tecnologia da Informação. Sediada em São Paulo, a Campus Party neste ano acontece até amanhã (30).

Segundo pesquisas citadas pelas palestrantes, a participação feminina em TI está muito aquém de seu real potencial e das necessidades da área. Elas destacam que, assim como os homens, a mulher está à vontade no uso da tecnologia, mas não está participando efetivamente na concepção e desenvolvimento destes produtos, o que reflete na forma como esses produtos são concebidos e desenvolvidos.

"Acreditamos que equipes mistas, com participação equilibrada de profissionais de ambos os gêneros e olhares diferentes e complementares, sem dúvida estão melhor preparados para garantir maior competitividade destes produtos", dizem as responsáveis pelo Code Girl na apresentação da palestra.

O projeto surgiu como uma ação para dialogar sobre as razões pelas quais a participação feminina em TI no Brasil é pequena. São desenvolvidas ações em três vertentes: no aumento da procura, com o ensino de programação para meninas do ensino médio da rede publica; nas ações internas aos cursos tecnológicos, para entender e reduzir a evasão feminina; e na realização de evento com palestras motivacionais, onde mulheres que trabalham e empreendem na área falam sobre desafios e superações. Anualmente, o projeto promove um grande evento no auditório do Campus Natal-Central com o objetivo de disseminar a proposta. Em 2015, foi realizada a terceira edição do Code Girl.

Acesse mais informações:

Code Girl

Campus Party Brasil



Palavras-chave:
extensao

Notícias relacionadas