Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Intercambistas

IFRN, em parceria com AFS, promove cursos e interação para alunos intercambistas

A ação "Um fim de semana com uma família brasileira" visa integração com a cultura local

Publicada em 08/06/2018 Atualizada há 1 ano

Preparação de professores

Em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, o AFS Intercultural Programs e a British Petroleum estão realizando o BP Global STEM Academies, um intercâmbio de férias com programa de oficinas e aulas em Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática.

O programa, que é inédito no Brasil e terá Natal como primeira cidade sede do projeto, tem foco na área de Energias Renováveis e contemplará 35 alunos de onze países, no período de 16 de junho a 14 de julho. Os jovens, com idade entre 15 e 17 anos, foram selecionados por terem destaque acadêmico na sua vida escolar.

A iniciativa tem o objetivo de proporcionar vivências dos adolescentes com a cultura local e com as reservas naturais do Rio Grande do Norte, além de proporcionar aos alunos estrangeiros a interação com famílias potiguares, por intermédio da ação “Um fim de semana com uma família brasileira”.

A proposta, que vai gerar a experiência de conviver um final de semana com as famílias locais, será de 7 a 8 de julho, quando as famílias hospedeiras poderão receber de um a dois estudantes estrangeiros. O objetivo do STEM é estimular o interesse nas áreas de Ciências, Engenharia, Tecnologia e Matemática, de maneira internacionalizada. O projeto vai atender 100 jovens com a meta de impactar mais de 1.000 pessoas através desses estudantes. A interação com as famílias locais, trazendo, assim, o assunto para dentro das casas, é uma das ações programadas para contribuir com o alcance dessa meta.

As famílias interessadas em participar do programa devem preencher o formulário em anexo e enviá-lo para os e-mails bra.recebimento@afs.org e recebimento.natal@afs.org . No próprio sábado, as famílias hospedeiras deverão participar de uma reunião de orientação, no Chalet Suisse, das 9h às 10h e, logo após, se dará início ao fim de semana.

Para participar, é preciso ser servidor do IFRN. Além do preenchimento do formulário, os interessados devem enviar fotos para que os alunos estrangeiros possam conhecer um pouco a respeito das famílias que irão hospedá-los. Para receber os alunos estrangeiros também é preciso que pelo  menos um membro da família saiba falar inglês.

 Treinamento de professores: preparação para a chegada dos intercambistas

Com a meta de  melhor preparação de todos, na próxima segunda-feira, às 9 horas, no Auditório da Diretoria Acadêmica de Ciências do Campus Natal-Central (DIAC-CNAT), o Presidente da comunidade muçulmana no RN, Muhamad Taufik, fará uma palestra sobre hábitos e costumes muçulmanos. Essa iniciativa visa proporcionar ao corpo docente, discente, mais especificamente, e a comunidade em geral, saber como lidar com as diferenças, com a diversidade religiosa e cultural. 

Nessa mesma linha, dia 06/07/2018, aconteceu a formação em Programa STEM, dada pela professora Ivanise Cortez, fruto da parceria AFS-BP e o IFRN CNAT, objetivando a formação de professores e voluntários que trabalharão com os alunos intercambistas.

Educação Inclusiva é uma meta mundial


Entre os 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que devem ser implementados por todos os países do mundo durante os próximos 15 anos, até 2030, o quarto busca "Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos" e também "Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis." 

O IFRN, enquanto instituição de educação, busca uma cultura de paz, respeito às diferenças e justiça social e, por essa razão, visa proporcionar atividades educativas que promovam esses princípios.

Confira o formulário.

Mais informações através do telefone: (84) 4005-9920.

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa

Notícias relacionadas