Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

SISU

Conheça o curso de Tecnologia em Gestão Pública

Oferta do Campus Natal-Central, curso prepara profissionais para o bom funcionamento da administração pública

Publicada em 16/02/2022 Atualizada há 1 ano, 7 meses

 Por Luciano Vagno

Planejar, implantar e gerenciar programas e projetos de políticas públicas. São essas as atividades nas quais se centra o curso de Tecnologia em Gestão Pública. A graduação é uma das 25 ofertadas em 2022 pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), com ingresso via Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública tem o objetivo de formar profissionais aptos para o desenvolvimento dos processos gerenciais, suas aplicações na otimização dos bens e serviços, na gestão de pessoas, de tecnologia e de recursos financeiros, contribuindo, desta forma, para o bom funcionamento da administração pública.

Ofertado pelo Campus Natal-Central do IFRN, o curso possui duração de três anos. Nesse período, a graduação busca capacitar o futuro gestor público para que, com sólidos conhecimentos sobre as regulamentações legais específicas do segmento, atue na otimização da capacidade de governo. A capacidade de comunicação, o trabalho em equipe e liderança, bem como a boa relação com pessoas, a visão ampla e sistêmica da gestão pública, são características desse profissional.

“O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública vai dar ao estudante uma formação de gestor, onde ele vai poder desenvolver diversas competências, como entender o planejamento governamental, planejamento orçamentário e entender todo o sistema de informação que envolve o orçamento público”, explica o coordenador da graduação, professor Marcos André.

Segundo o coordenador, a oferta de uma graduação como Tecnologia em Gestão Pública é importante, uma vez que o profissional atuará diretamente para a sociedade: “se você tem um profissional bem preparado, ele vai poder trabalhar de forma muito mais eficiente. Um profissional que terá uma boa visão de controle público, uma visão orçamentária muito real, do que realmente acontece. Ou seja, ele terá uma visão tanto abrangente como detalhada do setor público, zelando sempre pela qualidade e desenvolvendo atividades que venham beneficiar toda a sociedade”.

O Curso possui quatro pilares, ou quatro eixos, pelos quais são distribuídas as disciplinas. É o que explica o professor Jássio Pereira: “Ciência Política, Economia, Direito e Administração, ainda que nosso curso possui uma concentração maior de disciplinas no eixo 'Administração', o que lhe dá um caráter mais prático”.

Docente das disciplinas de Introdução à Gestão Pública e Planejamento Governamental, o professor Jássio ressalta que a atuação da graduada ou graduado não se limita ao setor público: “Temos egressos que utilizaram os conhecimentos adquiridos e se tornaram empreendedores, abrindo empresas para prestar serviço ao setor público. Outros foram contratados por empresas privadas para trabalharem em processos de licitação junto ao setor público; outros, ainda, criaram consultorias”.

Uma das alunas da Tecnologia é a jovem Maria Isabelly, de 22 anos. Ela conta que a escolha pela graduação ocorreu com a intenção de complementar sua formação técnica em Agropecuária: “analisando a grade curricular, pude ir realizando o planejamento acadêmico, por meio das disciplinas sobre Legislação, dentre outras que estou a conhecer no percorrer do curso”. A estudante, que está no quinto período, diz que ser aluna de Gestão Pública é uma “imensa alegria”, e revela o motivo: “compreender que um futuro gestor público precisa ser criativo diante das adversidades que a sociedade nos traz e propor soluções para determinadas dificuldades, seja no setor privado e, principalmente, no setor público”.

 

 

 

Palavras-chave:
ensino

Notícias relacionadas