Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Reivindicação

Estudantes fazem manifestação, em frente à escola, reivindicando melhores condições de sinalização

A manifestação foi realizada às 10h30, de hoje (10), contando com a participação de alguns estudantes, docentes e técnicos administrativos.

Publicada em 10/06/2015 Atualizada há 12 meses

Diversos alunos do IFRN - Campus Mossoró promoveram uma manifestação durante a manhã de hoje (10), a partir das 10h30, contando com o apoio de alguns docentes e técnico-administrativos, visando conscientizar a sociedade mossoroense sobre a importância de se preservar as leis de trânsito em qualquer lugar, principalmente em frente à instituição de ensino. A imprensa local cobriu o protesto.

Os estudantes distribuíram panfletos aos condutores dos veículos que passavam pelo local na hora, usaram faixas contendo o seguinte slogan: Educação não se faz só em sala de aula. Exigimos respeito no trânsito. Eles também se deitaram na faixa de pedestres em homenagem à discente do Campus, Ana Mota, que foi vítima de acidente de trânsito. ‪#‎SomosTodosAna‬.

No último dia (3), a estudante do 3° ano, do Curso de Edificações, Ana Mota, de apenas 17 anos, foi atropelada na faixa de pedestre, que fica em frente à escola, por volta das 9h30. Outros acidentes também já aconteceram no local motivados pela péssima sinalização e pela imprudência no trânsito.

Testemunhas dizem que a condutora do Fiat Uno, branco, placa OKB-5017, Mossoró-RN, não teria respeitado a faixa de pedestre, provocando, assim, o acidente que vitimou a estudante. A jovem foi socorrida no local, inicialmente, pela equipe médica da escola enquanto a SAMU foi acionada e chegava ao local em pouco tempo.

A estudante foi arremessada vários metros após a faixa, causando-lhe várias lesões e até fraturas. O relógio de Ana Mota foi encontrado destruído fora do braço dela, o para-brisa do veículo também foi danificado devido à colisão. Matérias de sites locais exibiram fotos do acidente. Segundo informações, todos esses transtornos poderiam ter sido evitados se a faixa de pedestre tivesse sido devidamente respeitada.

De acordo com o Diretor da escola, “vários ofícios foram enviados à Prefeitura Municipal de Mossoró solicitando melhores condições de sinalização em frente e nas proximidades da instituição de ensino.

Durante a manhã de hoje (10), também aconteceu uma reunião na sede da Prefeitura Municipal de Mossoró visando providências urgentes para o referido problema de sinalização. Na ocasião, os participantes discutiram a mencionada pauta frisando a instalação de lombadas eletrônicas e melhores condições de sinalização na via onde se localiza a escola.

Conforme o Diretor-Geral, Jailton Barbosa, “a reunião foi bastante positiva”, pois nela vários pontos foram debatidos e acordadas ações concretas entre os representantes da instituição de ensino e a Prefeitura, tais como: “as instalações de lombadas eletrônicas ou físicas serão implantas no prazo máximo de 20 dias. E enquanto não se cumpre esse prazo, agentes de trânsitos, mais conhecidos como os azuizinhos, farão a fiscalização no local, nos horários de pico, isto é, nos horários em que os estudantes farão suas entradas e saídas na escola”, esclarece o diretor. Os agentes de trânsito começarão a atuar amanhã (11).

Devido à realização dessa reunião, o Diretor-Geral, Jailton Barbosa dos Santos, não pode participar do protesto promovido em frente à escola.

O Campus Mossoró, por meio do Diretor-Geral, Jailton Barbosa dos Santos, do Diretor Acadêmico, Hélio Henrique Cunha Pinheiro, dos docentes, técnicos administrativos e discentes, que compõem esta escola, deseja que a estudante Ana Mota se recupere desse acidente e volte a levar uma vida saudável o mais rápido possível. 

Confira algumas fotos da manifestação AQUI

Confira matéria correlacionada AQUI

‪#‎SomosTodosAna‬