Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Cidadania

Cidadania é dever de todos

Docente desenvolve projeto de balanço infantil, com três lugares, para crianças entre 3 e 8 anos, a pedido de escola local. Visando proporcionar momentos de descontração e interação entre a criançada.

Publicada em 20/10/2015 Atualizada há 1 ano

O Docente do Curso de Mecânica, Wesley Gomes da Silva, do Campus Mossoró, foi convidado a desenvolver o projeto de um balanço infantil, com três lugares, para crianças entre 3 e 8 anos, a pedido da Diretora, Maria das Graças da Silva, da Unidade de Educação Infantil Maria da Conceição Vidal.

O objetivo dessa iniciativa é proporcionar momentos de descontração e interação entre a criançada da escola. “Acredito que o brincar no balanço vai além do extravasar energias, pois nele as crianças estarão desenvolvendo suas habilidades motoras, sociais e comunicacionais também. Com certeza, essa brincadeira é uma oportunidade de aprendizado que elas levarão consigo ao longo de suas vidas”, reflete Wesley.

O professor demorou cerca de um mês para desenvolver o projeto do balanço, obedeceu todas as regras e os padrões de segurança e qualidade exigidas nacionalmente por fabricantes de brinquedos semelhantes. Wesley se sente lisonjeado em poder desenvolver um projeto de caráter social como esse, uma iniciativa que vai melhorar o dia a dia das crianças na escola.

“Quero agradecer à Direção do Campus Mossoró, à Diretoria Acadêmica e à Coordenação do Curso de Mecânica pela oportunidade e confiança que me fora concedida”, frisa o professor.

De acordo com Wesley Gomes, foi gratificante poder atender ao pedido da referida diretora. Bem como, “poder demonstrar à comunidade, em geral, mais uma das inúmeras formas de contribuição que o IFRN – Campus Mossoró vem oferecendo, sempre que possível, aos que buscam firmar alguma parceria social com a escola”, diz.

 Há mais de 20 anos o instituto vem formando profissionais-cidadãos conscientes dos seus papeis sociais. A cidadania é a marca do Campus, além de ofertar educação tecnológica e profissional de qualidade aos seus discentes.

Ao final da conclusão do projeto, o professor destaca que obteve um aprendizado bastante positivo, pois ele teve que pesquisar informações relacionadas às normas técnicas que regem a fabricação e a instalação de playground’s em vigor no país, projetando, assim, um brinquedo seguro e funcional.

Foi uma experiência que valeu a pena para a carreira do profissional da área de mecânica. “Quero parabenizar a Sra. Diretora, Maria das Graças da Silva, pela iniciativa de buscar parceria conosco para a realização desse projeto que visa proporcionar melhorias para as crianças”, finaliza Wesley.