ENEM 2015

Campus é o 1º lugar entre as escolas públicas de Mossoró

Entre os Campi do IFRN, Mossoró fica na 3ª posição

Publicada em 04/11/2016 Atualizada há 1 ano

De acordo com informações divulgadas esta semana pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), este Campus possui o melhor desempenho considerando todas as escolas e instituições de ensino médio públicas de Mossoró, no último Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que foi a edição de 2015.

“Destacamos a importância da colocação do Campus Mossoró no ENEM 2015 e registramos que desde o início do exame, o Campus tem obtido excelentes resultados, o que se traduz na prestação de contas do ótimo serviço que realizamos e oferecemos a sociedade”, ressalta o Diretor-Geral deste Campus, Prof. Jailton Barbosa dos Santos.

Considerando os Campi do IFRN, este Campus está colocado na 3ª posição, com nota média de 600,93. O desempenho considerado bastante satisfatório ressalta a importância e a qualidade das instituições públicas federais.

“Os ótimos resultados obtidos pelos nossos alunos no ENEM comprovam que a nossa instituição valoriza cada centavo que a sociedade investe nela, pois colocamos a disposição dos nossos estudantes, excelente infraestrutura física, quadro de professores e de técnicos administrativos, além de outros recursos para melhor prepará-los”, conclui o prof. Jailton.

Desempenho geral do IFRN

Com 14 dos 20 campi que ofertam ensino médio integrado ao técnico avaliados pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2015, o IFRN apresentou o maior desempenho entre as instituições de ensino profissional das regiões Norte-Nordeste e Centro Oeste. Os outros 6 campi não foram avaliados porque ainda não possuem turmas de ensino médio concluintes. O resultado do ENEM 2015 por escolas com educação profissional foi divulgado nesta segunda, 31 de outubro, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

Com uma média de 621,86, o Campus Natal-Central do Instituto foi o que apresentou o melhor desempenho. Se considerarmos a lista das instituições de ensino profissional do Brasil, o Campus fica na 35º posição quanto aos melhores desempenhos e, se observarmos apenas as federais, essa posição sobe para 15º. Das 20 instituições de educação profissional com melhores pontuações nas regiões Norte, Nordeste e Centro Oeste, 6 são campi do IFRN: Natal-Central, em 1º; Parnamirim e Mossoró, em 5º e 6º respectivamente; Caicó em 10º; São Gonçalo do Amarante em 12º e Natal-Zona Norte em 17º. Se considerarmos só Norte e Nordeste, das 10 primeiras, 5 são do IFRN. Os cálculos consideram a média entre as notas alcançadas entre as provas objetivas e a redação.

Quando nos referimos às instituições de ensino público do Rio Grande do Norte, as 8 maiores médias são de campi do IFRN, na sequência: Natal-Central; Parnamirim, com média de 601,42; Mossoró, com 600,93; Caicó, que apresenta média de 592,54; São Gonçalo do Amarante, com 587,07; Natal-Zona Norte, com 583,20; Currais Novos, com 580,50, e Ipanguaçu, com 566,14. A 9ª escola pública com maior desempenho é a Escola Agrícola de Jundiaí, com uma média de 558,80. Os 14 campi do IFRN avaliados pelo ENEM aparecem entre os que apresentam os 16 maiores desempenhos.

Regionalmente, o IFRN comprova a sua missão de levar educação pública de qualidade ao interior do Rio Grande do Norte. Em cidades como Currais Novos, Santa Cruz, Ipanguaçu, Apodi, Macau, Nova Cruz, João Câmara e São Gonçalo do Amarante, os campi do IFRN são as escolas com as médias gerais mais altas. Em Mossoró e Caicó, por exemplo, são a 2ª. Quanto ao resultado geral do estado, se continuarmos considerando as médias entre provas objetivas e redação, o IFRN tem 3 campi entre as 20 escolas com maior desempenho.

*Com informações da Reitoria.