LEITURA

Projeto de extensão “Me conte sua biblioteca: Literatura e práticas inclusivas na escola” desenvolve atividades na Escola Municipal Eloy de Souza

Publicada em 28/09/2019 Atualizada há 12 meses

A equipe do Projeto de Extensão “ME CONTE SUA BIBLIOTECA: Literatura e práticas inclusivas na escola” esteve na última terça-feira, 24 de setembro, na Escola Municipal Eloy de Souza, em Lajes, desenvolvendo atividades com Literatura de cordel. A ação envolveu aproximadamente 50 estudantes de duas turmas de 7º ano do turno vespertino, alunos da professora de Língua portuguesa, Auziene Miranda, e o grupo “Poetize-se”, do IFRN Lajes, coordenado pela professora Cássia Matos. A oficina “O tom e o ritmo do cordel” teve como objetivo compartilhar experiências de leitura e recitação do cordel e contribuir para o trabalho que vem sendo desenvolvido pela professora Auziene, em consonância com o tema da FLILAJES 2019, que é o cordel. A professora Auziene comenta a presença da equipe do Projeto na escola: “O gênero foi selecionado e trabalho com os sétimos anos desde a definição, interpretação e produção. Por meio do projeto "Me conte sua biblioteca", formado por discentes do IFRN (Campus Lajes) e pela profa. Cássia, somamos aprendizados com uma oficina maravilhosa ministrada por essa grande equipe. Esta visita nos enriqueceu bastante, pois o tal gênero será encenado daqui a alguns dias; as turmas de 7 ° ano assistiram e assimilaram tudo o que foi repassado, agora é pôr em prática”. Os cordéis explorados na oficina foram “Aquela dose de amor”, do poeta potiguar Antônio Francisco e o cordel “Causos e coisas de Lajes”, de autoria de Cícero Batista E. da Silva, o Cícero Lajes, historiador e amante da cultura popular. O projeto de extensão “ME CONTE SUA BIBLIOTECA: Literatura e práticas inclusivas na escola” aprovado pelo EDITAL 06/2019-PROEX/IFRN- DIREITOS HUMANOS, segue com suas atividades até o final de novembro de 2019. O seu objetivo geral é “Desenvolver ações voltadas para a valorização da diversidade cultural, direitos humanos e inclusão social no âmbito escolar, por meio da leitura de Literatura e relatos de experiências de leitores”, reforça a coordenadora, profa. Cássia Matos.

extensao