EXTENSÃO

Em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, Cineclube Itaretama exibe filme voltado às questões ambientais

O projeto de extensão "Cineclube Itaretama" tem como objetivo oferecer à comunidade acesso e apreciação contextualizada às produções audiovisuais incentivando a produção cinematográfica de artistas locais seja nos gêneros de ficção ou documentais.

Publicada em 10/06/2018 Atualizada há 1 ano

Com o objetivo de discutir e referenciar a questão ambiental, o Cineclube Itaretama do IFRN Campus Lajes trabalhou, nesta segunda edição, que foi exibida na última terça-feira (05/06), o filme: “O dia depois de amanhã”, contando com a participação não só de alunos do Campus, como também da comunidade externa. O filme aborda as transformações climáticas que impactam fortemente a vida na Terra. Na oportunidade, a professora de Geografia do IFRN Campus Avançado Lajes, Marisa Ribeiro, abordou pesquisas que mostram que os problemas climáticos que aparecem no filme podem ocorrer em 300 anos. Daí a necessidade urgente de uma verdadeira conscientização ambiental, seja através de palestras, filmes e/ou outros meios.

A aluna do Campus Avançado Lajes, Kainara Dionízio, que assistiu à sessão disse: "Gostei muito do filme porque ele causa um choque de realidade. É algo que pode acontecer daqui há algum tempo, e será que num mundo rico intelectual e tecnologicamente seremos tão inocentes a ponto de continuarmos assistindo um futuro que fingimos ignorar? Vimos que, durante a sessão, o climatologista alertou sobre uma catástrofe ambiental e as pessoas ainda não davam importância devida ao assunto. Nos dias de hoje, não tem sido diferente. Somos alertados sobre as possíveis catástrofes, como aquecimento global e a poluição em geral, e a sensação é que ninguém se preocupa com o assunto."

O coordenador do Cineclube Itarema, Eugênio Ribeiro, concluiu: "O interessante de trabalhar a conscientização ambiental com o uso de filmes é que os alunos podem visualizar as consequências dos problemas ambientais em cenários urbanos, na prática. Isso ajuda a mostrar que o problema existe e como seria se ele nos atingisse".

Sobre o dia do Meio Ambiente

No dia 5 de junho celebra-se o Dia Mundial do Meio Ambiente. Essa data foi instituída na Conferência de Estocolmo, em 1972. Desde então, anualmente, essa data nos lembra dos problemas ambientais provenientes do nosso modo de vida, bem como da necessidade de mudarmos hábitos para preservar o nosso planeta.

extensao