Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

CURSO

Campus Ipanguaçu promove curso de Manejo da Caatinga em Parceria com NEA/CEAAD/ INCRA

Foram três dias de trocas de experiências e vivências entre agricultores, professores, estudantes e técnicos de extensão rural.

Publicada em 29/12/2014 Atualizada há 1 ano

Agricultores de Ipanguaçu e municípios vizinhos após o curso de Manejo da Caatinga, já iniciaram as primeiras Unidades Demonstrativas de Manejo da Caatinga através da Parceria IFRN/NEA e CEAAD/INCRA, proporcionando um novo modelo de sustentabilidade para a agricultura familiar na região. Modelo esse, que somam conhecimentos técnicos socializados pelos professores e alunos do IFRN/NEA e da assistência técnica do CEAAD/INCRA, estabelecendo novas validações da experiência trazida por agricultor experimentador do território do Apodi.

Nos dias 17, 18 e 19 de dezembro ocorreu o Curso de Manejo da Caatinga, com a participação dos professores do IFRN: Vianey Pimentel, Flaviano Barbosa, Júlio Justino e do agricultor experimentador Irapuan, do Assentamento Moacir Lucena, no município de Apodi-RN. O curso teve um momento teórico, onde os professores abordaram os assuntos relacionados com os ciclos da agricultura, manejo da caatinga baseado nos sistemas silvipastoril, agropastoril e agrossilvipastoril, fazendo uma abordagem sobre o incremento da capacidade de suporte forrageiro para os rebanhos. Foi apresentada também, uma abordagem geral sobre o desenvolvimento da agroecologia na região, apresentando experiências exitosas na produção de fruteiras orgânicas e apontando cenários animadores para o futuro, ao mesmo tempo em  que surge a necessidade de organizar a cadeia produtiva do setor, principalmente com  relação ao mercado e comercialização da produção.     

Seguindo-se o princípio de valorização das diferentes fontes de conhecimento defendido pela Agroecologia, a parte teórica do curso contou também com o destaque das experiências e vivências de Irapuan, que se dispôs a socializar suas ideias com os demais agricultores (as). No primeiro dia visitou-se a UTD (Unidade Técnica Demonstrativa) de Manejo da Caatinga dentro da fazenda-escola do IFRN – Campus Ipanguaçu e nos outros dois dias as práticas de manipulação da vegetação nativa foram realizadas em áreas de assentamento, nos municípios de Ipanguaçu (Olho D’água) e Angicos (Santarém). 

O evento proporcionou uma maior integração envolvendo a comunidade acadêmica do IFRN Campus Ipanguaçu, a assistência técnica do CEAAD/INCRA, a experiência de um agricultor experimentador da Chapada do Apodi e agricultores (as) familiares da região do Vale do Açu.