Pesquisa e Inovação

Turismo é tema de nova iniciativa de cooperação internacional entre IFRN, UFRN e a Universidade de Montpellier

O encontro contou com a participação dos professores Avelino A. de Lima Neto e Márcio Marreiro do IFRN, Éric Perera de Montpellier/França e Andréa Dantas da UFRN

Publicada em 23/11/2018 Atualizada há 1 ano

Da esquerda para a direita: Professores Márcio Marreiro e Avelino A. de Lima Neto (IFRN), Éric Perera (Universidade de Montpellier) e Andréa Dantas (UFRN)

No último dia 20 de novembro, na sala de reuniões da DIAC/CNAT, através do convite do professor Avelino A. de Lima Neto - representante brasileiro do acordo de cooperação entre o IFRN e a Universidade de Montpellier -, realizou-se uma reunião que contou com a presença do professor Márcio Marreiro - coordenador de pesquisa e inovação do IFRN - Campus Canguaretama -, do professor Éric Perera - pesquisador da Universidade de Montpellier/França - e da professora Andréa Dantas, do Departamento de Turismo da UFRN. O objetivo do encontro foi traçar propostas para a expansão da cooperação já existente entre as três instituições, desta vez a partir do eixo do Turismo. Já está em curso uma cooperação entre a Universidade de Montpellier e o IFRN, na área da Educação Profissional, a partir do PPGEP/IFRN. Os professores enfatizaram a necessidade de cooperação em dois âmbitos: na formação e na produção científica. O intercâmbio de estudantes de graduação e de pós-graduação, bem como de pesquisadores, faz parte do investimento na formação do pessoal. Já o aprofundamento em temas como turismo esportivo e saúde, turismo e deficiência e turismo, corpo e lazer, faz parte dos horizontes de pesquisa a serem aprofundados. Discutiu-se também sobre a possibilidade de participação em uma Jornada de Turismo Esportivo, em julho de 2019, em Montpellier/França, bem como sobre a inserção dos pesquisadores interessados nas temáticas supracitadas no V Simpósio Internacional Franco-Brasileiro "Corpo, Educação e Cultura do Movimento", a ser realizado em meados de 2020, também na cidade francesa. Organizações conjuntas de dossiês revistas internacionais também foi um assunto posto em pauta. Nos próximos dias, representantes da UFRN e IFRN se encontrarão novamente para traçar um plano de trabalho, a fim de dar início à busca de apoio institucional e de possíveis financiamentos juntos às agências de fomento.

extensao
pesquisa