Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

ACADÊMICO

Campus Canguaretama recebe visita de professor da Universidade de Coimbra

Atividades integram protocolo que está sendo estabelecido entre o IFRN e a Universidade Portuguesa

Publicada em 18/12/2018 Atualizada há 12 meses

O campus Canguaretama recebeu na última quarta-feira (12) o professor Luís Alcoforado, da Universidade de Coimbra, Portugal. 
O professor se encontra em missão oficial junto ao IFRN representando a Universidade de Coimbra com objetivo de firmar protocolos de convênio entre as duas instituições com foco na pesquisa, ensino e capacitação. A vinda de Alcoforado ao campus Canguaretama se deve a atuação reconhecida do professor no campus da formação docente para atuação com jovens e adultos.
Em palestra para estudantes da licenciatura em educação do campo (LEDOC) e da especialização em ensino de EJA no contexto da Diversidade, Luis Alcoforado destacou a importância e a atualidade do pensamento de Paulo Freire. 
Acompanhado do diretor acadêmico, Prof. Flávio Ferreira, o Prof. Alcoforado pôde ainda vivenciar outras atividades acadêmicas no campus: esteve presente em defesa de banca da TCC do curso de Gestão do Turismo; e visitou a exposição: Memória, identidade e Patrimônio instalada no mezanino da biblioteca. 
O Prof Alcoforado destacou a importância do IFRN e do trabalho realizado no âmbito do campus Canguaretama: 
“Os Institutos federais vão-se constituindo como projetos educativos verdadeiramente estimulantes e originais, juntando a universalidade da produção e difusão de conhecimento, a uma ligação, desafiante e transformativa, às realidades das pessoas e dos territórios onde se situam. O IFRN, no seu todo, através do caminho que vem percorrendo, é um exemplo paradigmático da missão que os Institutos assumem, avocando a responsabilidade de contribuir, nas suas diferentes dimensões de atividade, para dar uma esperança de vida mais humanizada, às pessoas, às comunidades onde atua e à sociedade no seu todo. Para a prossecução destes objetivos é fundamental registar o contributo dos diversos campi distribuídos por todo o estado, como eu pude comprovar na visita que realizei às instalações do campus Canguaretama. As provas de final de curso que acompanhei, as conversas com colegas e alunos, em ambiente mais formal, ou informal, bem como a qualidade das instalações, deixaram-me a convicção de um projeto educativo e de pesquisa que, envolvendo pessoas de diferentes idades, as desafia a pensar e a transformar, com responsabilidade e sentido crítico, as suas vidas e os contextos onde elas se desenvolvem”. 

Luís Alcoforado é Doutor em Ciências da Educação, especialidade de Educação Permanente e Formação de Adultos. Professor da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, Coordenador do Mestrado em Educação e Formação de Adultos e Intervenção Comunitária, Membro da Coordenação do Doutoramento em Ciências da Educação. Investigador do Grupo de Políticas e Organizações Educativas e Dinâmicas Educacionais (GRUPOEDE), do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEISXX). 
(Fonte: https://www.uc.pt/imprensa_uc/Autores/galeriaautores/luisalcoforado).

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa

Notícias relacionadas