Você está aqui: Página Inicial / Campi / Apodi / Notícias / Território da Cidadania Sertão do Apodi realiza sua plenária ordinária no IFRN campus Apodi

13/07/2016 - O evento aconteceu nesta terça-feira, dia 12 de julho, no Auditório Luiza Cantofa deste Campus Apodi

Aos 12 de julho do ano em curso, no Auditório Luiza Cantofa neste Campus Apodi, aconteceu a plenária do colegiado do Território da Cidadania Sertão do Apodi. A atividade contou com a participação de representantes da sociedade civil e poder publico dos municípios de: Apodi, Caraubas, Campo Grande, Upanema, Paraú, Triunfo Potiguar, Janduis, Patú, Olho D,água do Borges, Umarizal, Itaú, Severiano Melo e Felipe Guerra.

O dispositivo de abertura da plenária contou com a participação do Diretor Geral do IFRN, Damião Freire, Dr. Emanoel Marcio Nunes, Coordenador Geral do Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial NEDET/UERN, José Maria Junior,Coordenador do colegiado Territorial do Sertão do Apodi e Soneth Ferreira,Vereadora do município de Apodi.

Na seqüência aconteceram alguns informes por parte das entidades presentes e explicação sobre a metodologia a ser utilizada para a aplicação do Índice de Gestão Social – IGS.

Sobre o IGS

O IGS é um índice calculado a partir de questionários aplicados com TODOS/TODAS integrantes dos 186 Colegiados Territoriais do Brasil assessorados pelos Núcleos de Extensão em Desenvolvimento Territorial (NEDETs).

A partir desta base de dados será calculado o Índice Territorial de Gestão Social, bem como, sua variação nacional e regional para possibilitar análises com recortes diversos.

O índice dará uma imagem da diversidade da gestão social no Brasil, identificando problemas e aspectos positivos de cada território. Este trabalho permitirá assim identificar e avaliar os desafios para melhorar a gestão social em diferentes escalas (territorial, estadual, regional e nacional).

O IGS remete a análise do funcionamento dos Colegiados Territoriais, permitindo aferir a situação das articulações e recursos que possibilitam a gestão social dos territórios a partir de três dimensões:

(i) Participação e mobilização;

(ii) Funcionamento do Colegiado como estrutura de governança; e (iii) Impactos do seu funcionamento.