Você está aqui: Página Inicial / Campi / Apodi / Notícias / Território da Cidadania Sertão do Apodi realiza sua plenária ordinária no IFRN campus Apodi

Território da Cidadania Sertão do Apodi realiza sua plenária ordinária no IFRN campus Apodi

13/07/2016 - O evento aconteceu nesta terça-feira, dia 12 de julho, no Auditório Luiza Cantofa deste Campus Apodi

Território da Cidadania Sertão do Apodi realiza sua plenária ordinária no IFRN campus Apodi

Aos 12 de julho do ano em curso, no Auditório Luiza Cantofa neste Campus Apodi, aconteceu a plenária do colegiado do Território da Cidadania Sertão do Apodi. A atividade contou com a participação de representantes da sociedade civil e poder publico dos municípios de: Apodi, Caraubas, Campo Grande, Upanema, Paraú, Triunfo Potiguar, Janduis, Patú, Olho D,água do Borges, Umarizal, Itaú, Severiano Melo e Felipe Guerra.

O dispositivo de abertura da plenária contou com a participação do Diretor Geral do IFRN, Damião Freire, Dr. Emanoel Marcio Nunes, Coordenador Geral do Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial NEDET/UERN, José Maria Junior,Coordenador do colegiado Territorial do Sertão do Apodi e Soneth Ferreira,Vereadora do município de Apodi.

Na seqüência aconteceram alguns informes por parte das entidades presentes e explicação sobre a metodologia a ser utilizada para a aplicação do Índice de Gestão Social – IGS.

Sobre o IGS

O IGS é um índice calculado a partir de questionários aplicados com TODOS/TODAS integrantes dos 186 Colegiados Territoriais do Brasil assessorados pelos Núcleos de Extensão em Desenvolvimento Territorial (NEDETs).

A partir desta base de dados será calculado o Índice Territorial de Gestão Social, bem como, sua variação nacional e regional para possibilitar análises com recortes diversos.

O índice dará uma imagem da diversidade da gestão social no Brasil, identificando problemas e aspectos positivos de cada território. Este trabalho permitirá assim identificar e avaliar os desafios para melhorar a gestão social em diferentes escalas (territorial, estadual, regional e nacional).

O IGS remete a análise do funcionamento dos Colegiados Territoriais, permitindo aferir a situação das articulações e recursos que possibilitam a gestão social dos territórios a partir de três dimensões:

(i) Participação e mobilização;

(ii) Funcionamento do Colegiado como estrutura de governança; e (iii) Impactos do seu funcionamento.

 

Ações do documento

Página em carregamento