Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

MÚSICA

Invenção inovadora do professor de música do IFRN/Apodi é aprovado no Campus Party

O Magmusic é um aparelho de Iniciação rítmica musical desenvolvido para pessoas Surdas

Publicada em 15/03/2018 Atualizada há 12 meses

Atualmente, é consenso afirmarmos que a matéria prima da música é o som, desse modo, boa parte da aprendizagem musical está centrada na decodificação e organização dos sons, com o objetivo de criar um sentido musical. Dessa forma, o aparelho auditivo humano é o principal responsável por captar todas as frequências sonoras audíveis porém, por não possuir capacidade auditiva de captar os sons, a pessoa Surda utiliza como principal meio de comunicação e percepção o sentido da visão. 

Com o intuito de solucionar tal problema, o Professor de música do IFRN Campus Apodi, Magnaldo Araújo juntamente com seu parceiro Liebson Henrique (Técnico em Mecatrônica e estudante de ciência e tecnologia da UFERSA) desenvolveram um aparelho chamado Magmusic, visando proporcionar por meio de uma linguagem visual de sinais luminosos, uma orientação rítmica de como o Deficiente Auditivo deve proceder ao executar determinadas células rítmicas presentes em músicas e exercícios musicais.

O Magmusic, que fará parte de um Projeto de Extensão do Campus Apodi chamado “Música, Tecnologias Digitais e Inovação: diálogos e possibilidades na formação musical”, foi aprovado na seleção das categorias Campus Future e também Startup and Makers do evento técnológico Campus Party que será realizado no mês de abril na cidade de Natal(RN). 

A Campus Party é o maior evento em experiência tecnológica do mundo que une jovens geeks em torno de um festival de inovação, criatividade, ciências, empreendedorismo e universo digital que visa ajudar a criar espaços para que a energia das novas gerações digitais encontre um lugar para reescrever o código fonte do mundo.

 

.:SOBRE A MAGMUSIC

A Magmusic é uma invenção que tem por finalidade, orientar por meio de uma linguagem visual de sinais luminosos emitidos por lâmpadas como executar células rítmicas presentes em músicas e exercícios musicais. O aparelho emitirá sinais luminosos que simularão pulsações rítmicas ajustadas por Batidas Por Minuto (BPM), onde cada lâmpada do aparelho terá uma função acionada pelo micro controlador de acordo com a configuração inserida no Teclado Alfa numérico 4x4 pelo utilizador. Esta invenção poderá ser utilizada na área de Artes para ajudar pessoas com deficiência auditiva a aprender música.

 

.:SAIBA MAIS SOBRE O CAMPUS PARTY:

acesse: http://brasil.campus-party.org/cpnatal/

 

 

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa
servidores

Notícias relacionadas