Você está aqui: Página Inicial / Campi / Reitoria / Notícias / Luciano Rocha Coelho, ex-Diretor da ETFRN, morre aos 80 anos
Luto

Luciano Rocha Coelho, ex-Diretor da ETFRN, morre aos 80 anos

05/12/2017 - Corpo está sendo velado no Centro de Velório São José, em Natal

Luciano Rocha Coelho, ex-Diretor da ETFRN, morre aos 80 anos

O ex-Diretor da ETFRN (atual Campus Natal-Central do IFRN), Luciano Rocha Coelho, faleceu hoje (5), aos 80 anos. O professor ingressou na Instituição em março de 1965, assumindo a disciplina de Geometria Descritiva dos Cursos Técnicos. Em 1971, teve seu nome aprovado pelo então Conselho de Representantes da ETFRN, para dirigir a Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte. Ocupou o cargo de 29/03/1971 a 25/03/1974.

Durante a sua gestão, em 1971, com o advento da Lei nº 5.692, foi implantada a intercomplementaridade na Escola, que passou a receber, em anos subsequentes, alunos dos colégios Santo Antônio e Salesiano e da rede estadual, para cursarem disciplinas de formação profissional.  Nesse mesmo ano, foi instalado o Programa Especial de Bolsa de Trabalho (PEBE) com o objetivo de ajudar os filhos dos trabalhadores sindicalizados a se prepararem para o ingresso na Escola.  Esse programa, durante as décadas de 80 e 90, sofre mutações, transformando-se no Pró-Técnico.

Em 1972, a Instituição sedia o maior evento de integração já ocorrido na rede federal: os VII Jogos Estudantis Brasileiros, contando com mais de dois mil participantes, provenientes de todos os Estados da Federação. No ano seguinte, implantou os cursos técnicos de geologia e saneamento.

Foi presidente do Conselho de Professores da ETFRN e representante dos assistentes no Conselho Departamental da Escola de Engenharia da UFRN, da qual foi também foi professor de Ensino Superior, ministrando a disciplina Desenho Técnico. Também teve significativa atuação na conclusão das obras da ETFRN iniciadas no final da década de 40 e paralisadas por mais de 20 anos. No final da década de 60, Luciano trabalhou na adequação das instalações do prédio ao projeto arquitetônico elaborado pelo Ministério da Educação. 

Velório e Sepultamento

O velório  do professor Luciano Rocha Coelho está acontecendo no Centro de Velório São José, na rua São José, próximo ao Corpo de Bombeiros, desde as 9h. O sepultamento será às 17h, no Cemitério Morada da Paz, em Emaús. 

Luto Oficial

O Reitor do IFRN, Wyllys Farkatt tabosa, em nome de toda a comunidade da Instituição, lamenta esta perda irreparável e presta solidariedade aos familiares e amigos neste momento de pesar. Em virtude do ocorrido, declara Luto Oficial de 3 dias na Instituição.

Ações do documento

Página em carregamento