Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Ensino Técnico de Nível Médio

Inscrições para o Exame de Seleção seguem até o dia 20

Para se inscrever, estudantes precisam ter documento de identificação e CPF

Publicada em 08/10/2013 Atualizada há 12 meses

Começam hoje, 8 de outubro, as inscrições para o processo seletivo conhecido como Exame de Seleção, que dá acesso ao ensino técnico integrado de nível médio do IFRN. As inscrições podem ser realizadas a partir das 14h de hoje (8), até as 22h do dia 20 deste mês. 

Os estudantes interessados deverão se inscrever exclusivamente pela internet, através da Área do candidato (ingresso.ifrn.edu.br). Quem não tiver acesso à internet, poderá se dirigir a um dos câmpus do IFRN, onde será disponibilizado um computador para esse fim.

Conforme o material explicativo entregue no momento da prova do ProITEC, todos os alunos que se inscreveram no Programa deverão se inscrever também no Exame de Seleção para concorrer a uma vaga dos cursos técnicos integrados (ensino médio) do IFRN. Eles também farão prova junto aos estudantes de escolas privadas, mas vão concorrer à metade das vagas do processo seletivo destinada exclusivamente aos alunos oriundos da rede pública de ensino. A outra metade das vagas será preenchida a partir de concorrência geral.

O candidato que participou da prova do ProITEC deverá acessar a Área do Candidato (http://ingresso.ifrn.edu.br) a fim de confirmar sua inscrição para o processo seletivo, mas não será necessário pagamento de taxa de inscrição. Caso não confirme a inscrição, não poderá realizar a prova e não concorrerá às vagas nos cursos do IFRN.

TAXA DE INSCRIÇÃO

Para os alunos que não se inscreveram no ProITEC, ao terminar de se inscrever, será gerada uma GRU (Guia de Recolhimento da União), referente à taxa de inscrição no valor de R$ 20,00, que deverá ser paga até o dia 23 de outubro. 

Os alunos que desejam solicitar a isenção da taxa de inscrição devem realizar a solicitação junto ao serviço social do câmpus em que desejam estudar, entre os dias 8 e 11 de outubro. Pode solicitar a isenção o aluno que comprove inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e que for membro de família de baixa renda.  Os documentos necessários para a solicitação podem ser conferidos no Item 14 do Edital 24/2013.

Até o ano passado, as vagas para o ensino técnico integrado de nível médio do IFRN eram preenchidas metade através do ProITEC, exclusivo para alunos de escolas públicas, e a outra metade por meio do Exame de Seleção. A partir deste ano, todas as vagas serão preenchidas pelo Exame de Seleção, porém, metade delas será destinada exclusivamente aos alunos da rede pública e a outra metade para a livre concorrência. Estão sendo ofertadas 2354 vagas para o Exame de Seleção 2014. 

Acesse:

Edital 24/2013 - Exame de Seleção 2014

Página do Exame de Seleção 2014

Área do Candidato

Palavras-chave:
ensino

Notícias relacionadas