retorno

Aluno do Campus Parnamirim retorna de intercâmbio no Texas

Mateus Rodrigues fala um pouco sobre sua experiência

Publicada em 10/07/2014 Atualizada há 1 ano, 1 mês

Recém-chegado de um intercâmbio de 10 meses em Lake Jackson no Estado do Texas nos Estados Unidos, o estudante do curso de informática do Campus Parnamirim, Mateus Rodrigues, 18 anos, compartilha um pouco da sua experiência no país.

Selecionado entre mais de 100 alunos de todo o Rio Grande do Norte, o primeiro lugar Mateus Rodrigues ganhou uma bolsa do programa desenvolvido pela o AFS Intercultural Programs em parceria com a British Petrolium (BP). Ele cursou o segundo ano na escola pública Brazoswood high school, onde vivenciou uma oportunidade de aprendizado que somou enriquecimento cultural aos conteúdos estudados durante as sete aulas que tinha por dia.

“Eu tive um ganho maior em vocabulário, pude vivenciar as diferenças escolares, os aspectos sócias, geográficos e culturais. Surpreendi-me muito com a relação professor/aluno que é muito diferente, sério, restrito”, declara o aluno que escrevia de 3 em 3 meses um relatório sobre tudo que estava vivenciando, e que observou vantagens e desvantagens com esse intercâmbio. “Se eu terminasse lá eu não teria tantas oportunidades quanto eu teria aqui no IFRN, fazendo pesquisas e com mais contatos profissionais”.

Logo que começou seus estudos na escola, Mateus tratou de se inscrever em alguma atividade extracurricular, e o clube de programação foi à oportunidade perfeita. Na primeira reunião que ele participou, foi de membro para vice-presidente do clube, logo perceberam que ele dominava a linguagem java e que poderia ser um auxiliar em potencial. “Lá eu paguei disciplina de cálculo, que aqui só encontramos na universidade. Quero muito incorporar a ideia como atividade extracurricular aqui no IFRN, pois acho muito importante esse ensino em escolas técnicas profissionalizantes”.

Com a mente mais aberta e com novas perspectivas, o estudante já traça seus planos futuros. Quer muito se dedicar ao estudo aqui, no Campus Parnamirim para futuramente cursar Ciência da Computação em grandes universidades como a de Stanford, na Califórnia.

extensao
pesquisa