Aula Inaugural

IFRN Cidade Alta abre nova unidade em prédio histórico das Rocas

Foram investidos cerca de R$ 5 milhões na restauração da antiga Rotunda que faz parte da memória do centro histórico da cidade

Publicada em 20/04/2016 Atualizada há 1 ano, 1 mês

Foto: Isiz Aguiar

O IFRN Cidade Alta promove na próxima segunda-feira (25) aula inaugural para recepcionar os alunos. O evento marca a abertura da Unidade Rocas do campus que de início vai receber mais de 100 novos alunos inscritos para os cursos técnicos integrados em Multimídia e Lazer e o curso de graduação em tecnologia em Gestão Desportiva e de Lazer. Ao todo a unidade vai atender a mais de 300 alunos regulares.

A conclusão da obra e inauguração estão previstos para o mês de agosto de 2016. Nessa primeira etapa serão entregues, parte do Museu do Trem de Natal, 11 salas de aula, refeitório para 120 alunos e setor médico. Até o fim do ano serão concluídos o auditório com capacidade para 150 pessoas e os laboratórios de áudio, vídeo e design gráfico. Ao todo foram investidos cerca de R$ 5 milhões na obra de restauração da antiga Rotunda e na compra de novos equipamentos.

Esse é o segundo prédio histórico restaurado pelo IFRN.  O primeiro, centenário prédio localizado na avenida Rio Branco, foi reinaugurado há seis anos. A nova unidade vai funcionar onde era a antiga Rotunda, no bairro das Rocas, onde funcionavam as oficinas de recuperação de locomotivas e vagões da Refesa - Rede Ferroviária Federal S.A e vai abrigar o Museu do Trem de Natal.

São aguardadas cerca de 300 pessoas entre alunos, servidores do IFRN, autoridades locais e estaduais. A aula Inaugural que será ministrada pelo jornalista Vicente Serejo que fará um breve relato sobre o Bairro das Rocas, sua história e importância para o desenvolvimento econômico e cultural da cidade do Natal.

O professor Lerson Maia, diretor do campus Cidade Alta, não consegue esconder a felicidade: “É um orgulho ter a oportunidade de entregar a cidade do Natal este prédio que estava abandonado e em ruinas. O Instituto cumpre o compromisso de restaurar e instalar no bairro das Rocas uma instituição de ensino de qualidade, valorizando uma comunidade abandonada pelas ações de políticas públicas”.

Lerson explica o que a chegada do IFRN a comunidade, irá proporcionar “espaços para as expressões artísticas, culturais e de lazer da comunidade. As diversas atividades, projetos de extensão e pesquisas desenvolvidos pela instituição renderão grandes parcerias”. Ele acrescentou que a tendência é que sejam abertos novos cursos dando proveito a vasta estrutura de qualificação profissional que o instituto dispõe nas duas unidades históricas.

Posse dos novos diretores dos Campis do IFRN

Além da aula inaugural também acontece na unidade a cerimônia de posse dos novos diretores-gerais do Instituto. Na ocasião, o reitor Wyllys Abel Farkkat Tabosa, empossado na última quarta-feira, 20 de abril, no ministério da educação, em Brasília, assinará o termo de posse dos diretores-gerais dos campi do IFRN eleitos para o quadriênio 2016-2020. As eleições aconteceram no dia 9 de dezembro de 2015 e contaram com a participação de alunos e servidores de todos os campi.

A programação oferece eventos culturais, literários e cívicos.

8h – Café da manhã

9h – Ato de funcionamento

10h – Aula inaugural – Rocas relevância histórica e cultural para a cidade do Natal

10h45 – Intervalo

11h – Apresentação Cultural

14h30 Assinatura do Termo de Posse dos novos diretores gerais do Instituto.

Paralelamente ao evento acontecem o lançamento do Museu do Trem e do livro “A Gretoeste: A história da estrada ferroviária Great Western of Brazil”, do pesquisador inglês Eddie Edmundson.