DESPERTANDO VOCAÇÕES

Evento reúne alunos de Gestão e Tecnologias, Licenciaturas e Ciências Agrárias

Publicada em 04/12/2017 Atualizada há 1 ano, 1 mês

Prof. José Arnóbio dá as boas vindas aos visitantes. Foto: Jônatas Moura

Teve início segunda (4), no Praiamar Hotel (Ponta Negra), e prossegue até sexta-feira, 8, em diversos ambientes do Campus Natal-Central,  a 4ª edição do Congresso Internacional do Programa Despertando Vocações (COINTER/PDV), que, este ano, engloba o IV COINTER das Licenciaturas, o II COINTER das Ciências Agrárias e a primeira edição do COINTER de Gestão e Tecnologias.

Os participantes, que totalizam mais de 1.300 inscritos, foram recepcionados pelas apresentações musicais da Banda Sinfônica do IFRN/Natal-Central, regida pelo maestro Amós Andrade, e do Coral Infantil do IFRN/Cidade Alta, coordenado pela prof.ª Lurdinha Lima. A partir desta terça(5) até sexta-feira (8), as atividades do COINTER vão acontecer em diversos ambientes do Campus Natal-Central.

Na fala de abertura, a idealizadora do Programa no Brasil, prof.ª Kilma Viana (IFPE/Santo Antão) lembrou os princípios do PDV, que são democratizar o conhecimento, estimular o protagonismo estudantil, a cooperação interinstitucional e a internacionalização das suas ações. Kilma ressaltou ainda a presença de diversas caravanas do Brasil – como Tocantins, Bahia, Rondônia, Piauí, Alagoas, Paraíba e Pernambuco; e de outros países, como Chile e Argentina.

O pró-reitor de Pesquisa e Inovação do IFRN, Márcio Adriano Azevedo, representou, na ocasião, o reitor Wyllys Farkat Tabosa, que se encontra em evento do Conselho de Reitores dos Institutos Federais (CONIF). O pró-reitor ressaltou a importância de eventos como esse para fortalecer a formação docente, tendo em vista dados de pesquisa recente que indicam uma deficiência no número de professores diplomados em atuação no país, tanto nas zonas rurais como nas cidades.

Também fizeram uso da palavra, na abertura do evento, o diretor do Campus Natal-Central, José Arnóbio de Araújo Filho, representando a instituição-sede do IV COINTER; o diretor do IFPB/Campus João Pessoa, Neilor César dos Santos, que apresentou a candidatura daquele Instituto para sediar o COINTER 2018; e o coordenador geral do Congresso, prof. Eric Viana (IFPE/Campus Recife), que agradeceu a presença dos parceiros internacionais do Programa Despertando Vocações, em especial, aos representantes da Universidade de Mendonza, na Argentina, que inspirou a criação do PDV no Brasil.

Discursaram ainda, na abertura, o professor Valdileno Lima, coordenador do COINTER no âmbito do IFRN/CNAT, e as professoras Andrezza Tavares e Maria Velasco - a primeira, coordenadora, no IFRN, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), e do II Seminário do PIBID; a segunda, organizadora da II Jornada das Licenciaturas (JORLIC), eventos que acontecem em paralelo ao Congresso Internacional.

Com o tema geral “Políticas Educacionais e suas Interfaces: Desafios e Perspectivas na Construção de Sociedades Sustentáveis”, o COINTER 2017 conta com 1.400 participantes inscritos, mais de 1.300 trabalhos submetidos e palestrantes dos Institutos Federais e outras universidades públicas do Nordeste e convidados procedentes de nove países (Brasil, Argentina, Chile, Peru, Espanha, Luxemburgo, México, Nicarágua e Senegal).

Além das conferências, mesas redondas, minicursos e oficinas, o COINTER de Gestão e Tecnologias terá também uma maratona na programação – a Hackatton – com mais de 50 competidores.

Acesse a programação:
PDVL: cointer-pdvl.com.br.