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DIA DO TÉCNICO

Campus presta homenagem aos Profissionais Técnicos de Nível Médio

Neste 23 de setembro, é celebrado o Dia do Técnico. A formação desse profissional é uma das principais características dos Institutos Federais

Publicada em 23/09/2016 Atualizada há 1 ano, 1 mês

O IFRN – Campus Mossoró, por meio do Diretor-Geral, Jailton Barbosa dos Santos, do Diretor Acadêmico, Hélio Henrique Cunha Pinheiro, docentes e técnico-administrativos têm a satisfação, neste dia 23 de setembro, de parabenizar os Profissionais Técnicos de Nível Médio. O dia foi escolhido para homenagear esses importantes profissionais que, a cada ano, conquistam mais espaço e credibilidade no mercado de trabalho, por desempenharem, com ousadia, competência e inteligência, as funções que lhes são destinadas.

Os profissionais técnicos de nível médio produzem mão de obra qualificada, uma característica comprovada pelo mercado de trabalho e pelas indústrias. Desse modo, representam os avanços e um diferencial das economias em crescimento, o que tem feito com que eles venham se destacando e conquistando mais confiança em todo o país.

O Dia do Técnico é comemorado hoje e deve ser lembrando com respeito e reverência a esses profissionais que são de grande importância para os avanços no Brasil. “À medida que se tem bons técnicos qualificados, toda sociedade ganha com isso, pois as atividades laborais passam a ser desenvolvidas com indicadores de ótima qualidade”, explica o Prof. Jailton Barbosa, Diretor-Geral deste Campus.

Há 20 anos, o Campus Mossoró forma profissionais-técnicos-cidadãos capazes de atuar no mercado de forma qualificada e eficiente, um trabalho prestado à sociedade local que tem sido reconhecido por meio da vasta ocupação de seus ex-alunos no mercado de trabalho.

“A importância dos IF’s é autêntica e diferenciada, uma vez que, em nosso Projeto Político Pedagógico, a formação técnica profissional está articulada com as bases científicas e tecnológicas. Temos uma organização curricular antenada com as necessidades do mundo do trabalho, mas que, ao mesmo tempo, resgata o princípio da formação humana integral. Além do mais, os Institutos Federais, outrora intitulados de "escolas técnicas", são pioneiros na educação profissional no Brasil há mais de cem anos”, ressalta o Prof. Hélio Henrique, Diretor Acadêmico do Campus Mossoró.

Pesquisas indicam que o profissional técnico está cada vez mais necessário no mercado de trabalho. Nos próximos dois anos, a indústria precisará de aproximadamente 7,2 milhões de trabalhadores de nível técnico. Toda essa valorização comprova a importância que o mercado está dando aos profissionais com esse perfil de qualificação. Esses avanços são reflexos dos investimentos que as escolas técnicas têm feito nos técnicos, proporcionando-lhes, diariamente, conhecimentos técnicos e formação focada em áreas específicas, além de contar com uma grade curricular focada na prática e na qualificação.

“Nunca parem de se qualificar, nunca se achem satisfeitos na posição que ocupam, mantenham a ética na profissão, sejam úteis sempre, procurem utilidade, não se acomodem. O mercado não tem espaço para acomodados e te avalia a cada minuto. O comportamento é essencial para o desenvolvimento profissional”, frisa Diego Lamberg, egresso do curso de Eletromecânica e Supervisor de Serviços da Halliburton.

A oportunidade e a posição no mercado de trabalho também dependem muito do comprometimento e da dedicação do profissional. Os egressos dos cursos técnicos destacam sempre essa busca por conhecimento, atualização profissional e por fazer aquilo com que têm afinidade.  

“É importante ingressar numa área que você perceba uma maior habilidade e conhecimento. Para quem escolheu a área tecnológica, manter-se sempre atualizado, ler e acompanhar o desenvolvimento da área é muito importante. O campo de trabalho é promissor, mas exige conhecimento”, destaca Sandra Pontes, egressa do curso técnico em Construção Civil, Arquiteta e Professora de desenho do IFRN/Campus Mossoró.

Os docentes e técnicos desta casa desejam sucesso na caminhada de cada profissional que já passou e que está por aqui, formando-se como técnico para contribuir com uma sociedade ética, comprometida e qualificada com o trabalho. “Que esse Dia do Técnico nos faça refletir acerca das profissões técnicas e da importância delas para a sociedade”, conclui Jailton Barbosa.

“Aos alunos e egressos do IFRN desejo que os saberes apreendidos nesta casa sejam revertidos em benesses para a nossa sociedade, quer seja através do crescimento pessoal ou profissional de cada um, quer seja no crescimento econômico do país, quer seja na consciência de que só há ganhos quando trabalhamos em prol da coletividade”, finaliza Hélio Henrique.

Mais sobre o Dia do TÉCNICO

De acordo com a Lei Nº 5.296, de 13 de fevereiro de 2014, o dia 23 de setembro fica destinado como o dia comemorativo ao Técnico de Nível Médio. Essa data está instituída no calendário oficial do Distrito Federal. (Autoria do Projeto: Deputado Rôney Nemer).

Em síntese, os Institutos Federais têm por finalidades e características ofertar educação profissional e tecnológica em todos os seus níveis e modalidades, formando e qualificando cidadãos com vistas à atuação profissional nos diversos setores da economia, com ênfase no desenvolvimento socioeconômico local, regional e nacional. Visam também desenvolver a educação profissional e tecnológica como processo educativo e investigativo de geração e adaptação de soluções técnicas e tecnológicas às demandas sociais e peculiaridades regionais. Objetivam ainda promover a integração e a verticalização da educação básica à educação profissional e à educação superior, otimizando a infraestrutura física, os quadros de pessoal e os recursos de gestão.

 

Os Institutos Federais visam orientar sua oferta formativa em benefício da consolidação e do fortalecimento dos arranjos produtivos, sociais e culturais locais, identificados com base no mapeamento das potencialidades de desenvolvimento socioeconômico e cultural no âmbito de atuação do Instituto Federal, para constituir-se em centro de excelência na oferta do ensino de ciências, em geral, e de ciências aplicadas, em particular, estimulando o desenvolvimento de espírito crítico, voltado à investigação empírica.