Destaque

Projeto desenvolvido no Campus Ceará-Mirim foi premiado na categoria Ensino Médio do Prêmio Professores do Brasil

A premiação aconteceu no mês de novembro deste ano, no Rio de Janeiro.

Publicada em 13/12/2018 Atualizada há 1 ano, 1 mês

Prof. Leandro Silva Costa e Prof. Ana Beatriz Câmara Maciel durante a premiação.

O Projeto “A pesquisa científica em sala de aula como prática de aprendizagem, inovação e transformação social”, de autoria do professor de biologia Leandro Silva Costa, foi um dos premiados do 11º Prêmio Professores do Brasil.

Ao todo foram mais de 4 mil trabalhos inscritos, de todas as regiões do país, que apresentaram ampla diversidade de formas, conteúdos, envolvimento, resultados, cooperação e aprendizagem, revelando assim realidades, em que apesar da distância geográfica, mostram proximidades de desafios, motivações, e engajamento profissional.

Ao longo de todo o ano, os alunos do 3º ano do Curso Técnico Integrado em Informática do Campus Ceará-Mirim do IFRN foram direcionados a desenvolver no Instituto, ações voltadas a resolver problemas locais de ordem social, econômica ou ambiental, aproveitando os conhecimentos afins dos mesmos, e assim, desmistificar a ciência, encarada por muitos deles como algo distante de sua realidade ou mesmo impossível de fazer por conta própria.

A partir disto, foram apesentados 13 projetos, que abordaram problemáticas locais relacionados aos conteúdos de biologia, entre eles: reeducação ambiental, análise de recursos hídricos, coleta de lixo eletrônico, saneamento básico e saúde.

Ao final, 7 dos 13 projetos cumpriram os critérios estabelecidos para garantir a eficiência do estudo e a aplicação das soluções propostas, sendo reconhecidos em premiações científicas de abrangência nacional, como a FEBRACE, e expostos na mostra internacional Hong Kong Student Science Project Competition, levando inclusive ao aprimoramento da língua inglesa, usada pelos alunos na apresentação dos projetos no exterior.

Também foi contemplada no evento, na categoria Ensino Fundamental Anos Finais: 6º a 9º Anos, a professora Ana Beatriz Câmara Maciel (Tutora do Campus EAD do IFRN e professora da Rede Estadual), com o projeto Jovens Escritores da Revista Geográfica GL: Nossa Escola, desenvolvido na Escola Estadual Doutor Graciliano Lordão.

Fonte: Livro 11º Prêmio Professores do Brasil: Os Finalistas de 2018

extensao