Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Gestão

E a luz poderá, finalmente, ser feita

Secretário municipal informa que problema de iluminação pública próximo ao campus será resolvido

Publicada em 11/03/2013 Atualizada há 1 ano, 1 mês

Por André Alves

O problema da falta de iluminação no trecho da rodovia estadual RN-288, próximo ao campus do IFRN, deverá ser resolvido o mais breve possível e, de quebra, uma ciclovia passará em frente à instituição. A informação é do secretário municipal de Obras e Infraestrutura da prefeitura de Caicó, Almir Dantas Filho. Acompanhado do vereador Rubens Germano, ele visitou o campus na manhã desta segunda-feira e foi recebido pela coordenadora de Pesquisa Gerlúzia Azevedo e pelo diretor Administrativo Samir Costa.

Dantas Filho também informou a respeito da retomada das obras da nova rodoviária que está sendo construída nas proximidades e acrescentou que sua vinda ao campus objetivava o apoio do IFRN na formação de um curso sobre a Norma Regulamentadora nº 10 (NR-10). “Esta não é só uma deficiência da prefeitura, mas de muitas empresas aqui da região”, explicou.

Responsável pela iluminação pública, a secretaria de Obras e Infraestrutura conta com sete profissionais nessa área, mas nenhum habilitado em conformidade com a NR-10. “Vemos muitas deficiências nesse setor”, disse o secretário.

Ele acrescentou que a prefeitura precisa se adequar a um termo de ajustamento de conduta na área de iluminação pública e, brevemente, será contratada uma empresa que se encarregará de elaborar um projeto com esse objetivo. “A meta é iniciar a obra de iluminação até junho”, ressaltou.


NR-10

Gerlúzia e Samir informaram ao secretário municipal que o primeiro passo para a concretização de uma parceria com o IFRN deve ser o envio de um ofício endereçado à direção-geral. Nesse documento deverão constar as demandas da prefeitura. O campus Caicó já ministrou cursos nessa área e, certamente, terá condições de ofertar novamente.

Tópicos como a saúde e a segurança dos trabalhadores estão contidos na NR-10. Trata-se de uma norma que determina uma série de atributos para o desempenho dos profissionais na área da energia elétrica, dentre eles o de que só podem exercer atividades com eletricidade os profissionais que obtiverem qualificação após um treinamento obrigatório.

São obrigatórios dois cursos, um básico, sobre segurança em instalações e serviços com eletricidade, e um complementar, sobre segurança no sistema elétrico de potência. Ambos com carga horária de 40 horas.