Você está aqui: Página Inicial / Tec. da Informação / lateral / Serviços / Manuais de usuários / Utilizando o Lync no Mac OS X

Utilizando o Lync no Mac OS X

 

Para utilizar o Lync:mac 2011, é necessário a instalação do nosso certificado raiz.​ Para baixá-lo, clique aqui​.

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​
  1. ​​Download do Lync:mac 2011
  2. Iniciando o Lync:mac 2011
  3. ​​Ocultando sua imagem de contato
  4. Lista de contatos
  5. Adicionando contatos
  6. Comunicando-se através de mensagem
  7. ​​Comunicando-se através de vídeo​​
  8. 7.1. Adicionando vídeo a uma conversa existente

    7.2. Aceitando uma chamada de vídeo

    7.3. Recusando uma chamada de vídeo

  9. ​​Compartilhando conteúdo através do Lync 2013
  10. 8.1. Compartilhando a Área de Trabalho

    8.2. Compartilhando arquivos

  11. ​​ Outras dúvidas
     

 

 

 

 
  1. Download do Lync:mac 2011

     

    Caso o Microsoft Lync não venha instalado em sua máquina, você pode baixá-lo clicando no link abaixo:

    Download do Lync:mac​ 2011

     

    Ao clicar no link, a seguinte página será aberta e o download iniciará automaticamente.

    (Mac OS X) Download Center

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

      

     

     

     

  2. Iniciando o Lync:mac 2011

     

    Ao iniciar o Lync no Mac, você encontrará a seguinte tela:

    ​​​​(Mac OS X) Login

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

      

    ​​Configurando corretamente sua conta:
    Email Address: Digite seu email institucional
    Sign in as: Escolha qual status de presença você deseja exibir para seus contatos assim que a conexão for estabelecida
    User ID: Digite sua matrícula
    Password: Forneça sua senha institucional
    Remember my password: Opção para que o Lync lembre sua senha​


    ​​Se todas as informações estiverem corretas, você será autenticado no sistema.

    (Mac OS X) Inicio 

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    A seguinte tabela descreve cada um dos indicadores de status de presença:

      ​​Status de presença

      Descrição
      (Status) Disponivel Avaible ​​​​Você está online e disponível para ser contatado
      (Status) Ocupado
      Busy Você está em uma chamada do Lync ou, de acordo com o seu Calendário do Outlook, você está em uma reunião e não quer ser interrompido
      (Status) Nao Incomodar
      Do Not Disturb Você não quer ser incomodado e verá notificações de conversa somente se elas forem enviadas por alguém do seu Grupo de Trabalho
      (Status) Ausente
      Be Right Back Você está se ausentando do computador por alguns minutos
      (Status) Ausente
      Off Work Você não está trabalhando e nem disponível para contato
      (Status) Ausente
      Appear Away
      Seu computador ficou inativo por um período (por padrão, 15 minutos)



  3. Ocultando sua imagem​​
  4.  

    Nesta versão do Lync não há a opção de alterar sua foto. Porém é possível ocultá-la.

    a) Na janela principal do Lync, clique na barra de menus em Lync > Preferences...

    (Mac OS X) Lync -- Preferences

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

      

    b) N​a caixa de diálogo que abrir, clique em Photos e selecione a opção Do not show my picture

    (Mac OS X) Lync -- Preferences -- Photos

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

      

  5. ​​​​​​​​ Lista de Contatos

     

    A lista de contatos pode ser visualizada na tela inicial do programa, assim como nos programas de mensagens instantâneas mais populares como no Microsoft Menssenger. A lista pode ser visualizada clicando no ícone Contacts. Segue um exemplo de lista de contatos:

     (Mac OS X) Lync Contacts


     

     

     

     

     

     

     

     

     

      

     

     

     

      

  6. ​​​Adicionando contatos à sua lista

     

    Na primeira utilização do Lync, a sua lista de contatos encontra-se vazia. Porém, pode-se facilmente adicionar contatos à ela. Adicione facilmente pessoas à sua lista de contatos.​​

    a) Na janela principal do Lync, digite email institucional completo da pessoa no campo de pesquisa

    b) Nos resultados da pesquisa, clique no botão +

    (Mac OS X) Adicionar contato

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

      

    c) Adicione-os a um grupo clicando no grupo desejado​

    (Mac OS X) Add to Group

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

      

  7. ​​​Comunicando-se através de Mensagem Instantânea (IM)

     

    Existem várias maneiras de iniciar uma conversa por IM com pessoas da sua lista de contatos. Na sua lista de contatos, proceda de qualquer uma das seguintes formas: 

    - Clique duas vezes no contato desejado​

    ​- Ou clique com o botão direito sobre o contato desejado e depois em Send a Instante Message

    (Mac OS X) IM

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

      

     

    ​​​- Quando você inicia uma conversa com uma pessoa, apenas você pode convidar outra(s) pessoa(s) para participar(em) dessa conversa.​ Para convidar outra pessoa para uma conversa existente, arraste o contato desejado e solte-o na janela de conversa, na janela principal do Lync.

  8.  



  9. ​​​Comunicando-se através de vídeo

     

    Você poderá usar o software de comunicação Microsoft Lync:mac 2011 para se comunicar com contatos que usam vídeo. Para realizar uma chamada de vídeo, são necessários uma webcam, alto-falantes e um microfone. Você não precisa ter uma webcam para receber chamada de vídeo de outra pessoa.

    Para iniciar uma nova chamada de vídeo, abra o Lync, localize o contato com o qual deseja ter uma conversa de vídeo e, na sua lista de contatos, proceda da seguinte forma:​

    - Clique com o botão direito sobre o contato desejado e depois em Start a Video Call

    (Mac OS X) Start a Video Call 

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

      

     

    7.1.  Adicionando vídeo a uma conversa existente

     

    Durante uma conversa, é possível iniciar um vídeo, de forma que os participantes da conversa possam ver você.

    a) Na janela de conversa, clique no botão Start Video Call​​

    (Mac OS X) Contact -- Start video call

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

      

    b) Depois que a outra parte aceitar o convite, a janela de conversa será expandida para exibir o vídeo. Controles de vídeo, como Executar e Pausar, serão exibidos

    (Mac OS X) Video Call

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

      

    ​* É preciso que a outra parte também compartilhe o vídeo com você, senão apenas o seu vídeo será transmitido.

     


    7.2.  Aceitando uma chamada de vídeo

     

    Quando você recebe uma chamada de vídeo de outro contato, é exibido um alerta no canto inferior direito da tela do computador.

    a) Clique no alerta recebido. A janela de conversa é aberta e mostra o fluxo de vídeo do chamador

    b) Para que a outra parte veja você, clique em Iniciar Meu Vídeo

     


    7.3.  Recusando uma chamada de vídeo

     

    Você tem a opção de não aceitar uma nova chamada de vídeo. Para isso, basta clicar em Recusar no alerta. Se a caixa postal estiver habilitada, a chamada será redirecionada para ela.

     



  10. Compartilhando conteúdos em uma conversa on-line

     

    Um recurso muito útil do Lync:mac 2011 é o compartilhamento. Este recurso permite, durante uma comunicação, realizar apresentações de conteúdos existentes em seu computador de trabalho. Desta forma, favorecendo a colaboração entres as equipes. 

     

    8.1.  Compartilhando a Área de Trabalho

     

    Para compartilhar sua área de trabalho com outras pessoas:​ 

    a) Na sua lista de contatos, clique duas vezes no nome de um contato

    b) Quando a janela de conversa abrir, clique no ícone Share content > Desktop 

    (Mac OS X) Share content -- Desktop

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

      

     


    8.2.  Compartilhando arquivos

     

    Além da área de trabalho, você pode, se preferir, compartilhar apenas programas específicos ou apresentações do Power Point.

    a) Na sua lista de contatos, clique duas vezes no nome de um contato

    b) Quando a janela de conversa abrir, clique no ícone Send a file

    (Mac OS X) Send a file

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

      

    c) Na janela seguinte, selecione o(s) arquivo(s) desejado(s) e clique em Send para enviar

    (Mac OS X) Send a file -- Send

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

      

    d) Logo após, uma janela de confirmação será aberta. Confirme a operação no botão Ok

     

     

    ​​
  11. Ou​tras dúvidas​​​

     

    Neste manual de uso foram apresentados os principais recursos do Lync:mac 2011. Em resumo, O Lync é uma ferramenta de colaboração que oferece acesso fácil a vários modos de comunicação por meio de uma única interface simplificada. Os usuários podem se conectar e colaborar de qualquer local que tenha uma conexão com a Internet.

     

    Mais informações sobre as funcionalidades do Lync podem ser obtidas no menu Ajuda - Ajuda do Lync (http://office.microsoft.com/pt-br/lync-help/tarefas-basicas-no-lync-2013-HA103065025.aspx)​

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    ​​​Voltar para o menu​​

Ações do documento

Página em carregamento