Você está aqui: Página Inicial / Pesquisa e Inovação / Incubadoras Tecnológicas / Multincubadora Tecnológica (MIT) / Incubadora Tecnológica de Cultura e Arte - Itcart

Incubadora Tecnológica de Cultura e Arte - Itcart

 ITCART

 

 

 

A Incubadora Tecnológica de Cultura e Arte (Itcart), situada no Campus Natal - Cidade Alta, é integrante do Programa de Multincubação Tecnológica (MIT) do IFRN. A partir de articulações da Diretoria de Inovação Tecnológica do NIT-IFRN, a Itcart foi concebida em março de 2011 por meio de parceria entre o IFRN, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RN) e a Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN (Funcern), responsável por gerenciar  financeiramente o convênio firmado.  

A Itcart se responsabiliza por um conjunto de ações estratégicas que visam fortalecer o mercado e a atividade empreendedora na Região Metropolitana de Natal (RMN), buscando a integração com atores locais (tais como, agentes culturais, artistas, estudantes, produtores,  entre outros). Nas sua atuação, possui estratégias de ação dirigidas especificamente às áreas da cultura, turismo e esporte e lazer. Esta Incubadora surge como parte integrante de uma nova concepção de incubadoras no Brasil que possuem seu modelo de gestão baseado no modelo de gestão do Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos (Cerne), desenvolvido pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec)

Sua infraestrutura possui os recursos básicos para a atividade empreendedora, dispondo de área de 55 metros quadrados, para atendimento a  três empresas incubadas na modalidade residente e 3 empresas na modalidade não-residente ou à distância. 

A Itcart tem como propósito central contribuir para a promoção do empreendedorismo no ramo da economia criativa e para a gestão sustentável, permitindo a acessibilidade, favorecendo a difusão e o desenvolvimento da arte e da cultura.


Missão

Apoiar a criação de empresas que desejem transformar conhecimentos e ideias em produtos e/ou serviços relevantes ao contexto socioeconômico e cultural, inserindo-os no mercado, contribuindo desta forma para a difusão e o desenvolvimento da arte e da cultura no Estado, através da criação de oportunidades de emprego e renda.


Visão

Ser reconhecida como centro de referência no desenvolvimento de empreendimentos inovadores nas áreas da Cultura, Turismo e Esportes e Lazer no Rio Grande do Norte.

 

Valores

Empreendedorismo, Inovação, Competitividade, Qualidade, Ética, Parceria, Profissionalismo, Colaborativismo e Respeito à diversidade cultural.

 

Objetivos

  • Fornecer apoio técnico e gerencial necessário para o desenvolvimento dos empreendimentos incubados, através da oferta de capacitações, assessoramento e consultorias técnicas, além da articulação para realização de projetos, participação em eventos, redes de colaboração, dentre outros;
  • Contribuir para o desenvolvimento da atividade empreendedora a nível do comunidade acadêmica, local e regional nas áreas da Cultura, Turismo, Eventos, Multimídia e Esporte e Lazer.
  • Estimular e apoiar os empreendimentos incubados e pré-incubados nas seguintes dimensões: empreendedora, tecnológica, mercadológica, gestora e financeira.
  • Realizar ações (palestras, reuniões, workshops etc.) que promovam a difusão do empreendedorismo na comunidade acadêmica e externa.
  • Estimular um banco de ideias inovadoras no Campus através de ações de evolvam toda a comunidade acadêmica. Ex: Concurso de Ideias Inovadoras.


Público-alvo

  • Profissionais que necessitem de apoio para o desenvolvimento de seus produtos ou serviços;
  • Empresas de micro e pequeno porte que atuam na cadeia produtiva da Cultura e da Arte, além de áreas relacionadas ao Turismo, Eventos, Multimídia e Esporte e Lazer;
  • Estudantes e/ou professores com pesquisas em desenvolvimento de produtos e serviços para a cadeia produtiva da Cultura e da Arte, Turismo, Eventos, Multimídia, Esporte e Lazer que tenham interesse em constituir empresa para desenvolver profissionalmente o produto ou serviço em questão.


Equipe

Prof. Diego Silveira Costa Nascimento - Gerente
Profa. Denise Cássia da Silva - Conselho Deliberativo
Prof. Isaac Samir Cortez de Melo - Equipe Técnica


Parceiros

 

Redes Sociais

Instagram: @itcart.ifrn
Facebook: https://www.facebook.com/itcart.ifrn/


Contato

Telefone: (84) 4005-0975null

E-mail: incubadora.cultural@ifrn.edu.br


Resoluções (documentos oficiais de criação, portarias)

  • Convênio nº. 002/2011;
  • Portaria nº 2851/2012-Reitoria/IFRN.

Ações do documento

Página em carregamento