Curso de Tecnologia em Sistemas para Internet
Perfil Profissional:
O tecnólogo em Sistemas para Internet ocupa-se do desenvolvimento de programas, de interfaces e aplicativos, do comércio e do marketing eletrônicos, além de páginas e portais para internet e intranet. Este profissional gerencia projetos de sistemas, inclusive com acesso a banco de dados, desenvolvendo projetos de aplicações para a rede mundial de computadores e integra mídias nas páginas da internet. Este profissional atua com tecnologias emergentes como: computação móvel, redes sem fio e sistemas distribuídos. Cuida da implantação, atualização, manutenção e segurança dos sistemas para internet também são suas atribuições. (Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia)
Mercado de Trabalho:
O curso de Tecnologia em Sistemas para Internet contribui para a formação de profissionais qualificados para atuar em um amplo mercado que compreende a busca de soluções para negócios na rede mundial de computadores, em um ambiente de inovação, desafios e que cresce a cada dia, gerando cada vez mais oportunidades aos profissionais de tecnologia da informação. Nesse sentido, a implantação do curso superior de Tecnologia em Sistemas para Internet atende, no âmbito do estado do Rio Grande do Norte, às demandas geradas por esse contexto social e político, aos princípios da lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, ao Plano de Desenvolvimento da Educação, à função social e às finalidades do IFRN, assim como às diretrizes curriculares nacionais e às orientações do Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia.
Formas de Ingresso:
O acesso ao Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet, destinado aos portadores do certificado de conclusão do ensino médio, ou equivalente, poderá ser feito através de:
- Exame de seleção, aberto ao público ou conveniado, para o primeiro período do curso; ou
- Transferência ou reingresso, para período compatível, posterior ao primeiro.
Com o objetivo de manter o equilíbrio entre os distintos segmentos socioeconômicos que procuram matricular-se nas ofertas educacionais do IFRN e, também, com o intuito de contribuir para a democratização do acesso ao ensino superior, a Instituição reservará, no mínimo, 50% das vagas para estudantes provenientes da rede pública de ensino e que nela tenha estudado do sexto ao nono ano do ensino fundamental e todo o ensino médio.
Prática Profissional:
A prática profissional compreende desenvolvimento de projetos integradores/técnicos (mínimo
de 30 horas), de extensão e/ou de pesquisa ou estágio curricular supervisionado, que devem totalizar
330 horas, a partir do início da segunda metade do curso; e outras formas de atividades acadêmico-científico-
culturais (mínimo de 40 horas), totalizando 400 horas.
Duração:
A matriz curricular do curso está organizada por disciplinas em regime de crédito, com período semestral, com 2.160 horas destinadas às disciplinas que compõem os núcleos politécnicos, 94 horas destinadas a seminários curriculares e 400 horas destinadas à prática profissional, totalizando a carga horária de 2.654 horas.
Resolução Nº 16/2012-CONSUP/IFRN, de 01/03/2012.
Matriz Curricular:
Confira o Projeto Pedagógico do curso.
Coordenador:
Prof. Alfredo Rodrigues de Lima.
Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010). Atuou como Engenheiro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2011 a 2013). Possui Mestrado Profissional em Energia Elétrica da UFRN com seus estudos voltados à Qualidade de Energia. Tem experiência na área de Instalações Elétricas. Se interessa por Qualidade de Energia, Sistemas Embarcados, Microeletrônica, Dispositivos eletrônicos e prototipagem de Circuitos.
--
Perfil Profissional do Curso de Tecnologia em Sistemas para Internet em LIBRAS