Você está aqui: Página Inicial / Campi / Currais Novos / Ensino / Cursos / lateral / Pós-Graduação Lato Sensu / Especialização em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

Especialização em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

Matemática

 

 

 




Perfil Profissional:

Considerando a necessidade de promover a formação continuada de profissionais da área de Ciências Naturais e Matemática e que sejam sintonizados com as necessidades da sociedade e, em particular, da educação, tal profissional deverá ser capaz de contribuir para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem das Ciências Naturais e da Matemática sob uma perspectiva interdisciplinar.

A natureza do curso exige metodologias interdisciplinares com estratégias participativas, atividades em laboratórios e oficinas práticas, que permitam vivenciar e atuar de modo teórico e prático, fazendo interagir as concepções da experiência interdisciplinar, que emergem e são ressignificadas no diálogo com o campo conceitual e das vivências da prática.


Mercado de Trabalho:

No âmbito do estado de Rio Grande do Norte, a oferta do Curso de Especialização em ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA na modalidade semipresencial, está voltada a produção de conhecimento e à formação do docente-pesquisador, considerando o princípios da indissociabilidade entre ensino e pesquisa e da pesquisa como princípio educativo. 

Com uma grande demanda de professores de Ciências Naturais (Física, Química e Biologia) e Matemática no estado do Rio Grande do Norte pretendem-se capacitar docentes cientificamente, socialmente e pedagogicamente, contribuindo para o desenvolvimento do país, e especialmente da educação básica. 

Nesse sentido, a implantação da Especialização Ensino de Ciências Naturais e Matemática atende, no âmbito do estado do Rio Grande do Norte, às demandas geradas por esse contexto social e político, aos princípios da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/96, ao Plano de Desenvolvimento da Educação, assim como à função social e às finalidades do IFRN.

 

Turno: 

Noturno

 

Vagas por Turno: 

40 vagas

 

Formas de Ingresso:

O curso de Especialização em Ensino de Ciências Naturais e Matemática destina-se preferencialmente a portadores de Diploma de graduação em Física, Química, Biologia ou Matemática, e professores de Ciências e Matemática - desde que sejam portadores de diploma de curso superior, tendo prioridade aos portadores de diploma de licenciatura e que estão atuando em sala de aula nas áreas de formação do curso. 

O acesso ao curso poderá ser feito através de processo seletivo, aberto ao público ou através de convênio, para um limite de até 40 vagas por turma. Quando se tratar de processo seletivo, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) das vagas serão destinadas a professores atuantes na rede pública e o restante, aos demais interessados que preencherem os requisitos apresentados no parágrafo anterior.

 

Duração:

O curso está organizado por disciplinas, com uma carga-horária total de 400 horas, sendo 360 horas destinadas às disciplinas e 40 horas a um trabalho de conclusão do curso.

 

Matriz Curricular:

Confira o Projeto Pedagógico do curso.

 

Coordenador:

Profª. Daniela Cunha Terto

Ações do documento

Página em carregamento