Você está aqui: Página Inicial / Campi / Currais Novos / Cursos / lateral / Graduação Tecnológica / Curso de Tecnologia em Sistemas para Internet

Curso de Tecnologia em Sistemas para Internet

tsi_cab.png







Perfil Profissional:

O tecnólogo em Sistemas para Internet ocupa-se do desenvolvimento de programas, de interfaces e aplicativos, do comércio e do marketing eletrônicos, além de páginas e portais para internet e intranet. Este profissional gerencia projetos de sistemas, inclusive com acesso a banco de dados, desenvolvendo projetos de aplicações para a rede mundial de computadores e integra mídias nas páginas da internet. Este profissional atua com tecnologias emergentes como: computação móvel, redes sem fio e sistemas distribuídos. Cuida da implantação, atualização, manutenção e segurança dos sistemas para internet também são suas atribuições. (Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia)


Mercado de Trabalho:

O curso de Tecnologia em Sistemas para Internet contribui para a formação de profissionais qualificados para atuar em um amplo mercado que compreende a busca de soluções para negócios na rede mundial de computadores, em um ambiente de inovação, desafios e que cresce a cada dia, gerando cada vez mais oportunidades aos profissionais de tecnologia da informação. Nesse sentido, a implantação do curso superior de Tecnologia em Sistemas para Internet atende, no âmbito do estado do Rio Grande do Norte, às demandas geradas por esse contexto social e político, aos princípios da lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, ao Plano de Desenvolvimento da Educação, à função social e às finalidades do IFRN, assim como às diretrizes curriculares nacionais e às orientações do Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia.

 

Formas de Ingresso:

O acesso ao Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet, destinado aos portadores do certificado de conclusão do ensino médio, ou equivalente, poderá ser feito através de:

  • Exame de seleção, aberto ao público ou conveniado, para o primeiro período do curso; ou
  • Transferência ou reingresso, para período compatível, posterior ao primeiro.

Com o objetivo de manter o equilíbrio entre os distintos segmentos socioeconômicos que procuram matricular-se nas ofertas educacionais do IFRN e, também, com o intuito de contribuir para a democratização do acesso ao ensino superior, a Instituição reservará, no mínimo, 50% das vagas para estudantes provenientes da rede pública de ensino e que nela tenha estudado do sexto ao nono ano do ensino fundamental e todo o ensino médio.

 

Prática Profissional:

A prática profissional compreende desenvolvimento de projetos integradores/técnicos (mínimo
de 30 horas), de extensão e/ou de pesquisa ou estágio curricular supervisionado, que devem totalizar
330 horas, a partir do início da segunda metade do curso; e outras formas de atividades acadêmico-científico-
culturais (mínimo de 40 horas), totalizando 400 horas.

 

Duração:

A matriz curricular do curso está organizada por disciplinas em regime de crédito, com período semestral, com 2.160 horas destinadas às disciplinas que compõem os núcleos politécnicos, 94 horas destinadas a seminários curriculares e 400 horas destinadas à prática profissional, totalizando a carga horária de 2.654 horas.


Resolução de criação do curso:
Resolução Nº 16/2012-CONSUP/IFRN, de 01/03/2012.


Matriz Curricular:

Confira o Projeto Pedagógico do curso.

 

Coordenador:

Prof. Alfredo Rodrigues de Lima

--

 Perfil Profissional do Curso de Tecnologia em Sistemas para Internet em LIBRAS

Ações do documento

Página em carregamento