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Projetos de Extensão

◊ Diálogos sobre Capital Cultural e Práxis do IFRN – Edição internacional

O Projeto de Extensão visa socializar ideias e práxis que colaboram com aprendizagens e com o desenvolvimento humano e social por meio da veiculação de diálogos alargadores da formação cidadã produzido e compartilhado, no cenário nacional e internacional, em fluxo contínuo, por professores, pós-graduandos e egressos do PPGEP/IFRN, bem como, por professores e pesquisadores de diversos contextos nacionais e  internacionais. Os diálogos, no formato de textos jornalísticos (notícias, entrevista, perfil e coluna) sobre o campo da educação que são socializados nas mídias a partir do Projeto de Extensão privilegiam o cotidiano, a agenda científica, pedagógica e cultural do próprio PPGEP/IFRN, bem como, de instituições internacionais, a partir da difusão de ideias críticas, problematizadoras e criativas, alinhadas ao pensamento humanizador e de qualidade social.

 ◊ Para conhecer as ações referentes às entrevistas Clique no Mês correspondente:

···Março   ♦♦♦ Abril  ♦♦♦ Maio  ♦♦♦ Junho  ♦♦♦ Julho  ♦♦♦ Agosto  ♦♦♦ Setembro···

◊ Para conhecer o Projeto de Extensão clique aqui.

◊ Para conhecer as ações referentes ao perfil dos professores clique no nome:

 

◊ Trabalho, Mulheres, Artes e Sustentabilidade (TRAMAS)

O projeto de extensão Trabalho, Mulheres, Artes e Sustentabilidade (TRAMAS) em sua versão 2020, é coordenado pela egressa do PPGEP/IFRN, Rita de Cassia Rocha e tem a participação da professora Lenina Lopes Soares Silva e da doutoranda Walkirya de Oliveira Rocha Teixeira. No âmbito do Projeto TRAMAS 2019, como um espaço de troca de saberes e experiências no campo do artesanato, como forma de contribuir na divulgação das ações das artesãs, de igual modo, torna-se um elemento de integração entre as alunas egressas e as novatas. O TRAMAS, se constitui um projeto de extensão articulado com o ensino, sob a perspectiva interdisciplinar. Pretende-se por meio da capacitação de mulheres contribuir para a democratização do conhecimento, para a transformação de realidades com responsabilidade social.

◊ Vivências de educação popular com pescadores de Pirangi do Sul/RN – Laboratório 4: práticas interdisciplinares

Vivências de educação popular com pescadores de Pirangi do Sul/RN – Laboratório 4: práticas interdisciplinares”. O projeto, em sua quarta versão objetiva instaurar experiências de educação popular na comunidade de pescadores de Priangi do Sul, situada no litoral sul do RN, buscando ações de pós-alfabetização na perspectiva de práticas interdisciplinares envolvendo eixos temáticos das áreas de conhecimento Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Sociais.

◊ Museu virtual dos povos tradicionais: na extensão de saberes e conhecimentos

O presente projeto visa mapear projetos comunitários e de extensão em torno das comunidades tradicionais, em particular quilombolas e indígenas, desenvolvidos por meio das ações de Extensão do IFRN, a fim de subsidiar a criação de Museu virtual dos Povos Tradicionais, com apoio e fomento do edital de fluxo contínuo n. 01/2021- PROEX/IFRN, por meio do Campus Natal Central do IFRN. A criação do Museu estará associada à produção do site do Observatório de Políticas Públicas em Educação Profissional do IFRN – OppEP, que hospedará o referido produto de extensão tecnológico-cultural, o qual será disseminado pela atividade Café em casa com papo acadêmico, o qual já se encontra em fase de experimentação. O projeto tem a perspectiva ascendente de desenvolvimento, implicando na sua primeira etapa no 1) mapeamento dos projetos comunitários e de extensão junto às comunidades tradicionais; 2) seleção e catalogação do material coletado para compor o Museu; 3) organização e padronização do material para os fins propostos; 4) produção de site do OppEP para a hospedagem do Museu; e, 5) divulgação do projeto por meio da atividade Café em Casa, com papo acadêmico.

 

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